25.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, junho 19, 2024

Macaé realiza Fórum Educacional

Com a temática “A escola e os sujeitos: olhares e conexões”, segue até as 17h desta terça-feira (10) o XI Fórum Educacional de Macaé. Participam do evento profissionais de Macaé e de outros municípios como orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, supervisores de ensino, gestores educacionais, além de alunos e professores.

Para dar boas-vindas aos participantes a Secretária de Educação, Leandra Lopes, destacou a importância destes profissionais. “A orientação educacional tem o papel de trabalhar as políticas de educação na escola, para que se faça a integração entre família, escola e aluno, de forma acolhedora e dentro do contexto atual de inclusão. E a proposta do fórum é exatamente buscar propostas que possam ser colocadas em práticas na educação”, frisou.

O Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, ressaltou que essa interface escola, família é fundamental para o sucesso da educação, o interesse do aluno pela escola. “Precisamos sair daqui convictos que o desafio é muito grande. Temos que tornar a escola atrativa para que o aluno tenha interesse. E para isso precisamos de uma escola inclusiva para todos os públicos. Isso requer um trabalho forte na educação antirracista, para pessoas com deficiência e voltada também para diversidade”, pontuou.

Na ocasião, a coordenadora da Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Andrea Carvalho, reforçou a importância do fórum para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. “Este é um momento de valorizar os profissionais que atuam como orientadores, pois entre suas atribuições está a de mediar o conhecimento do aluno dentro do espaço escolar”, observou.

A orientadora educacional Sonia Cardoso, que atua há 22 anos na rede, contou da relevância do evento para o aprendizado dos profissionais. “Estamos na 11ª edição deste Fórum, o que demonstra que estamos sempre nos aperfeiçoando para que possamos fazer o nosso trabalho cada vez melhor”, disse, acrescentando que os temas do evento são atuais e que necessitam de uma reflexão.

Ao longo do dia estão sendo realizadas apresentações musicais e culturais com a participação de alunos e professores, esquetes, palestras e mesas redondas. Os alunos da Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada e a professora Cida Garcia fizeram a apresentação de abertura com o tema “Michael – a luta continua!”, com a música de Michael Jackson, onde a abordagem foi a questão racial.

Na parte da tarde será realizada a esquete cultural, palestra “Jogos de Conexão”, com especialista em Pedagogia da Cooperação, Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, Hellen Faria, e apresentação da banda da Escola Leonel de Moura Brizola.

Fonte: RJNEWS – Educação

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias