Drenar-GDF-300x250-GIF
Programa oferece até R$ 21 mil de crédito para empreendedores negros
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde
UNE quer construir agenda com reivindicações ao governo federal
Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,74% para 5,78%

Incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, chega ao 12º dia

Os incêndios na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, completaram 12 dias nesta quinta-feira (23). Mais de 23 mil hectares de vegetação já foram consumidos pelo fogo, o que equivale a 23 mil campos de futebol.

Cerca de 200 pessoas, entre agentes do Corpo de Bombeiros de Goiás, do Ibama e do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e voluntários combatem as chamas.

Felipe Mendes, membro da Brigada Voluntária de Cavalcante, um dos municípios da região, diz que o fogo ainda não está controlado e é de difícil combate. Segundo ele, uma ponte de pedras, um atrativo turístico do local, foi destruído pelo fogo. 

Os desafios para combater o fogo permanecem. O coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio, João Paulo Morita, explica que as condições climáticas para o alastramento das chamas continuam, como ventos fortes, temperaturas altas e a umidade do ar baixa. Um dos indícios é de origem criminosa do fogo, o que está sendo investigado. 

O monitoramento da região vem sendo feito por imagens de satélite e por terra. São três pontos de focos ativos na região da Chapada dos Veadeiros. Dois deles dentro do Parque Nacional, que já teve 5 mil hectares queimados. Segundo Morita, o parque permanece aberto, porque o fogo está longe da área aberta aos visitantes.

Os incêndios começaram no último dia 12, na região do Vale da Lua, no município de Alto Paraíso de Goiás, próximo ao parque nacional. Cerca de 100 turistas chegaram a ficar encurralados no local, mas foram resgatados.

Meio Ambiente Mais de 23 mil hectares de vegetação já foram consumidos pelo fogo Brasília 23/09/2021 – 16:12 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Chapada dos Veadeiros quinta-feira, 23 Setembro, 2021 – 16:12 1:45 Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *