Drenar-GDF-300x250-GIF
Construção civil de alto padrão acredita no crescimento do mercado em 2023
DA DESISTÊNCIA DA AÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA A QUALQUER TEMPO, RECENTE DECISÃO DO STJ
GDF cria grupo de trabalho para modernizar sistemas de gestão de saúde
Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados
Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas

Governo quer regulamentar exploração eólica em alto mar ainda este ano

No meio da crise hídrica, o Brasil tem discutido alternativas para produção de energia. Uma delas é a produção eólica, a partir dos ventos. E esses parques eólicos também podem ser colocados no meio do mar.

Chamada de energia eólica offshores, ela é gerada por turbinas que captam os ventos em alto mar que, por não haver barreiras naturais, conseguem gerar mais energia do que as turbinas fixadas no continente. O presidente da Federação das Indústria do Ceará, Ricardo Cavalcante, solicitou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, uma regulamentação para ajudar na implantação das usinas eólicas em alto mar.

Em evento com empresários da indústria do Ceará, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prometeu regulamentar a energia eólica em alto mar até o final deste ano.

Segundo o Ibama, existem atualmente 22 empreendimentos de parques eólicos em alto mar em processo de licenciamento ambiental, a maioria no Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dos 22 processos de licenciamento, 13 foram iniciados neste ano. A expectativa da Associação Brasileira de Energia Eólica é que, dependendo do licenciamento, os primeiros parques eólicos em alto mar possam entrar em operação em 2027.

Durante o evento no Ceará, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque comentou ainda sobre a crise hídrica que o país passa e reforçou que a atual situação é muito melhor que a enfrentada em 2001, quando houve racionamento de energia.

O Brasil enfrenta em 2021 a pior crise hídrica em 91 anos. Essa situação tem aumentado o consumo das termelétricas, que tem uma energia mais cara. Por isso, o Ministério de Minas e Energia tem feito uma campanha para incentivar a economia de água e energia elétrica.

Meio Ambiente Brasília 06/10/2021 – 19:20 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional eólica quarta-feira, 6 Outubro, 2021 – 19:20 2:42 Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *