20.6 C
Distrito Federal
sábado, julho 20, 2024

Governo do DF amplia faixa etária da vacina contra dengue para adolescentes de 12 a 14 anos – Notícias

O Governo do Distrito Federal ampliou nesta terça-feira (5) a vacinação contra a dengue para adolescentes de 12 a 14 anos. Das 71.708 mil vacinas recebidas, apenas 25.310 foram aplicadas, o que corresponde a apenas 33% do público-alvo, segundo a Secretaria de Saúde. Até esta segunda-feira (4), o DF havia registrado mais de 120 mil casos prováveis da doença. 

A pasta informou que as doses, que vencem em 30 de abril, ficarão restritas às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, pela falta de previsão para o envio de novas vacinas. De acordo com a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, a ampliação foi feita para “atingir mais rapidamente a cobertura na população geral do DF”.

A secretaria informou que a partir das 14h desta terça-feira, 81 salas de vacinação estarão disponíveis para atender as crianças e adolescentes nas Unidades Públicas de Saúde no DF. Para aplicação das vacinas, pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação.

Caso a pessoa tenha sido diagnosticada com dengue, deverá aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Aqueles que tomarem a primeira dose devem retornar a um local de vacinação 90 dias depois para receber a segunda dose. Se houver contaminação por dengue após a vacina, a pessoa deve manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias.

“A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Também estão vedadas gestantes e mulheres em fase de amamentação”, informou a pasta.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias