Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, discutiu um potencial retorno do GP da Turquia com o presidente Recep Tayyip Erdogan.
Durante conversas sobre o automobilismo na Turquia, incluindo o Campeonato Mundial de Rally (WRC), os dois discutiram um retorno do GP que estreou em 2005.
A corrida saiu do calendário após 2011, mas retornou nas temporadas afetadas pela covid-19, 2020 e 2021 – com Lewis Hamilton conquistando seu sétimo título mundial na primeira.
Apesar das negociações entre Ben Sulayem e Erdogan, qualquer decisão sobre o retorno ao circuito de Istambul será tomada pela própria Fórmula 1, como detentora dos direitos comerciais.
“Foi um prazer me reunir com o presidente Erdogan. Nossas conversas centraram-se em uma série de tópicos. Discutimos a possibilidade de um retorno da F1 e do WRC à Turquia” afirmou uma declaração de Ben Sulayem.
“Istanbul Park é um circuito moderno e popular entre os pilotos, enquanto a cidade de Istambul é uma metrópole próspera que receberia de braços abertos o retorno da F1”.
“O presidente Erdogan também reconhece a importância do impacto econômico e cultural que o automobilismo de classe mundial – F1 e WRC – traz ao país”.
“O TOSFED, nosso clube membro na Turquia, tem uma vasta experiência na organização e gestão de grandes eventos de automobilismo. Se as estrelas se alinharem, poderemos ver um retorno de ambas as categorias à Turquia”.