15.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, maio 29, 2024

Festival Cultura e Gastronomia gera emprego e incentiva crescimento econômico

A geração de emprego é um dos pontos altos do 12° Festival Macaé Cultura e Gastronomia, que continua na Praia dos Cavaleiros até domingo (10) com o tema “Serra e Mar”. O evento mostra o potencial do setor de alimentos no município, revela novos talentos e destaca raízes e a identidade gastronômica de Macaé. A entrada é gratuita. Neste feriado de Sete de Setembro, a abertura foi às 13 horas.

O empresário Danilo Neves contratou oito colaboradores no sistema freelancer e destacou que talentos podem ser contratados posteriormente. “Tem muita gente boa trabalhando, pessoas que gostam de trabalhar, têm iniciativa, desenvoltura e estamos de olho”, salientou o empresário.

Em uma hamburgueria, Suliane Gonçalves, contratada da empresa e Graciele Ramos, freelancer, comemoraram a amizade feita no trabalho no festival. “Eu a conheci aqui no festival e todas as informações que eu puder passar para ela ser uma ótima profissional, vou passar”, relatou Suliane. “É muito bom trabalhar em um festival onde temos que ser dinâmicas, explicando o prato e atendendo o cliente”, assegurou a freelancer.

A caixa de um dos restaurantes, Daniele Garcia, está no primeiro emprego com carteira assinada e pontuou que a experiência no festival de gastronomia e os elogios ao prato são motivadores. “Não estou parando, ontem e hoje está frenético e quero ficar assim até o final do festival”, enalteceu.

Em uma das tendas de um restaurante, a operadora de caixa Rosana Rodrigues, a ajudante Elaine Pereira e o chef Rodrigo da Conceição estavam em sintonia para atender a demanda. “Agilidade e paladar são as palavras de ordem neste festival para que o visitante que está no festival volte a Macaé e nos procure”, opinou Rodrigo.

Pedro Resende celebra o Brasil em drinks com receitas autorais

O premiado mixologista Pedro Resende, que criou um menu de drinks especial para o Festival de Gastronomia de Tiradentes, para o Fartura Brasil, apresentou suas receitas autorais no festival em Macaé. “O menu homenageia de norte a sul do Brasil, a ideia é falar da pluralidade do Brasil, de sabores, aromas, biomas, na sua mais pura expressão”, esmiuçou, observando que café, mel de cacau, gin com ingredientes da Mata Atlântica como limão siciliano, amora silvestre, morango, açaí, guaraná e mandioca são trabalhados.

Os ingredientes usados pelo especialista trazem, segundo ele, todos os sabores com viagem e memória, utilizando ainda gengibre, espuma de coco, capim limão, pimenta cambuci, folha de coentro. “A brincadeira é falar de Brasil, que é lindo, com riqueza sensorial”, citou Pedro Resende, que trouxe um drink inspirado na sua avó.

Na quinta-feira, a aula do mixologista foi de cachaça com técnicas avançadas unindo coquetelaria com técnicas de gastronomia molecular. No sábado (9) o show será sobre rabo de galo – drink brasileiro criado na década de 40.

Marcela Cruz dá aula de Sashimi Moriawase e Molho Ponzu

Os visitantes contam com várias experiências gastronômicas e culturais, inclusive com os prestigiados chefs oferecendo aulas e oficinas. Um dos destaques desta quinta-feira foi Marcela Cruz, que detém o Certificado de Proficiência em Habilidades de Sushi, pelo instituto japonês AJSA. Gastróloga, Marcela mostrou que trabalha os sabores originais dos alimentos e valoriza os produtos locais, sazonais e frescos, tudo com técnicas da cozinha oriental.

Marcela Cruz, do Amazu Oriental, deu um show ensinando como fazer o Sashimi Moriawase e o Molho Ponzu. “É uma seleção de Sashimi de peixes da nossa costa. O molho Ponzu é um molho cítrico à base de shoyu que combina com o frescor que a gente tem com foco nos insumos locais”, detalhou.

Para o secretário de Turismo, Léo Anderson, a valorização dos elementos gastronômicos no turismo ganha força à medida que a culinária macaense se mostra como um patrimônio a ser preservado. “O atendimento oferecido pelos colaboradores compõem o ambiente que incentiva o crescimento no setor e incrementa nossa economia”, expressou.

As atrações musicais desta quinta à noite: no Palco Chaplins, a banda de rock Reimidas às 21h e DJ LF Selector. No Palco Bico da Coruja, DJ Lyd às 21h.

Fonte: RJNEWS – Gastronomia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias