21.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, junho 13, 2024

Esplanada pode ter manifestações no 8 de janeiro

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pode ter manifestações pró e contra o governo Lula no próximo dia 8 de janeiro para o evento que lembra o primeiro ano dos atos na Praça dos Três Poderes. Por meio de convocações nas redes sociais, movimentos de esquerda e de direita planejam ocupar a área, que estará aberta, segundo informou o portal Metrópoles.

Leia mais: “Ministro da Defesa: não houve golpe no 8 de janeiro”

Ambas as correntes políticas buscam se posicionar a respeito do evento, organizado pelo governo federal.

A segurança do Distrito Federal fechará o Eixo Monumental, na altura dos prédios dos ministérios.

O fechamento de parte da Esplanada será a partir da Avenida José Sarney, área que protege os prédios da praça. Haverá monitoramento da área com uso de câmeras de vídeo e de drones.

Leia mais: “Governadores de oposição a Lula citam viagem, férias e check-up e desfalcam ato no 8 de janeiro”

As manifestações, portanto, não poderão ultrapassar o bloqueio e ficarão restritas à área onde será permitida a circulação, próxima ao Terminal Rodoviário de Brasília.

A inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública monitora possíveis protestos de grupos contrários ao governo Lula e um eventual encontro com grupos de esquerda. A expectativa das autoridades, porém, é de que não haja grande mobilização na capital federal.

Cerca de 2 mil agentes farão o policiamento ostensivo da região, segundo o protocolo de segurança divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo governo do Distrito Federal.

Outras cidades

Brasília Congresso
O potencial para que haja confronto é considerado quase nulo | Foto: Reprodução/Pixabay

Também do lado dos defensores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há um chamamento nas redes sociais, diz o Metrópoles. O potencial para que haja confronto é considerado quase nulo, na avaliação dos responsáveis pela segurança local.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Haverá manifestações também em outras cidades do país. Em São Paulo, Lula tem expectativa de que ocorra grande movimento da esquerda, contra os atos de 8 de janeiro de 2023.

A Frente Brasil Popular e a Central Única dos Trabalhadores esperam levar até 15 mil pessoas à Avenida Paulista. Também estão previstos atos na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Fonte: R7 – Política

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias