Drenar-GDF-300x250-GIF
Programa oferece até R$ 21 mil de crédito para empreendedores negros
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde
UNE quer construir agenda com reivindicações ao governo federal
Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,74% para 5,78%

Em 2022 o desmatamento da Amazônia foi o maior em 15 anos

O desmatamento na Amazônia bateu um novo recorde no ano passado e foi o maior em 15 anos. Em 2022, a floresta perdeu 10.573 quilômetros quadrados de cobertura vegetal. É o equivalente a 3 mil campos de futebol.

O dado foi divulgado, nesta quarta-feira, pelo Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que monitora a Região Amazônica desde 2008, a partir de imagens de satélite.

Nos últimos quatro anos, a floresta perdeu mais de 35 mil quilômetros quadrados. É uma área bem maior que o estado de Alagoas, que tem 27 mil quilômetros quadrados. O período coincide com o mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República, que criticava a aplicação de multas ambientais.

Cláudio Almeida coordena o Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. De acordo com ele, é fundamental que, além do monitoramento feito por pesquisadores, as instituições de fiscalização também atuem no combate ao desmatamento.

Cerca de 80% da área desmatada na Amazônia ao longo do ano passado são de terras sob a jurisdição do governo federal. E 11%, dos governos estaduais.

Ainda segundo o relatório do Imazon, o estado que mais desmatou em 2022 foi o Pará, com pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal perdidos. Depois vem o Amazonas, com 2.270 quilômetros quadrados; e Mato Grosso, com 1.200 quilômetros quadrados desmatados.

*Com produção de Dayana Vitor e informações da Agência Brasil

Meio Ambiente Brasília 18/01/2023 – 19:48 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro* – Repórter da Rádio Nacional desmatamento Amazônia quarta-feira, 18 Janeiro, 2023 – 19:48 2:21
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *