PAA: agricultores contam como melhoraram a renda e combateram a fome
Ministro do STF vai homologar acordo envolvendo Fernando de Noronha
Projeto poderá ampliar proteção ao Pantanal
Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no país
Rodovias rurais que ligam o Gama a divisa com Goiás serão asfaltadas

Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

Logo Agência Brasil

Dezessete ecobarreiras em rios estratégicos, que deságuam na Baía de Guanabara, começaram a ser instaladas neste sábado (18), no Rio de Janeiro. As estruturas são para reter resíduos flutuantes, impedindo que mais de 1,2 mil toneladas de lixo por mês poluam a Baía, o que totaliza, em um ano, cerca de 20 piscinas olímpicas. A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Thiago Pampolha, vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, explica o projeto.

Notícias relacionadas:

“As ecobarreiras são feitas de material aço galvanizado, um cabo de aço com flutuadores, e elas são colocadas, fixadas em barreiras, em estruturas de concreto, para dar essa firmeza, e elas manterem intactas. E também nós temos os barcos e as máquinas que vão retirando o resíduo para destinação”.

Entre os pontos principais de instalação das ecobarreiras estão os rios Pavuna-Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí. Juntos, eles são os principais responsáveis pelo deságue de resíduos na Baía. O lixo recolhido será encaminhado para um Centro de Tratamento de Resíduos.

A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio.

Meio Ambiente Mecanismos ficarão em rios estratégicos que desaguam no local Rio de Janeiro Meio ambiente: transição para economia de baixo carbono é prioridade 18/03/2023 – 17:01 Leila Santos/ Luiz Cláudio Ferreira Carolina Pessoa, da Rádio Nacional meio ambiente Rio de Janeiro Baía de Guanabara sábado, 18 Março, 2023 – 17:01 1:30
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *