Florestas plantadas no Brasil ocuparam 9,5 milhões de hectares em 2021
Desemprego cai para 8,9% em trimestre encerrado em agosto, diz IBGE
Em 2040, Brasil poderá ter carência de 235 mil professores, diz estudo
Ministério da Saúde recebe remédios para fase inicial da covid-19
Confiança de serviços subiu 1 ponto em setembro para 101,7 pontos

Covid: Brasília e Rio apresentam alta carga viral nos esgotos

Estudo da ANA monitora a carga viral nas redes de esgoto de seis capitais brasileiras

Estudo da ANA monitora a carga viral nas redes de esgoto de seis capitais brasileiras Reprodução / Pixabay

Um levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostra que Brasília e Rio de Janeiro apresentaram elevadas cargas virais de Covid-19 nos esgotos no mês de setembro, enquanto foi identificada baixa incidência em três capitais: Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Curitiba também apresentou tendência de queda.

O Rio de Janeiro chegou a registrar a maior carga viral do histórico e está no maior patamar entre as seis capitais acompanhadas pela Rede de Monitoramento Covid Esgotos. Já em Brasília, foi emitida a primeira nota de alerta, após um aumento 75% na carga viral em apenas duas semanas.

De acordo com dados do boletim de acompanhamento, o aumento nas concentrações virais na capital federal ocorreu principalmente em função do feriado de 7 de Setembro, quando a cidade recebeu muitos visitantes. Somente nas estações de tratamento de esgoto de São Sebastião não foi registrada concentração do novo coronavírus durante o feriado. Já na estação Brasília Norte, que também recebe esgoto de hotéis, foi observado o aumento mais expressivo na carga viral.

Curitiba registrou estabilidade e apresenta tendência de queda. Em Fortaleza, no período de 22 a 28 de agosto e de 1º a 18 de setembro, o novo coronavírus não foi detectado em nenhuma das três estações de tratamento de esgoto acompanhadas e que atendem 65% da população da cidade.

O R7 entrou em contato com as secretarias de Saúde do DF e do Rio de Janeiro para saber as medidas de enfrentamento à propagação de Covid nas duas cidades e aguarda retorno.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.