Defensoria ingressa com Ação Civil Pública contra Porto Alegre e mais três Municípios para garantir passe livre nos ônibus durante os dias de eleições
Brasil ocupa 54ª posição em ranking de inovação
Campanha de vacinação contra a pólio termina hoje
TSE desmente fake news
Transparência Eleitoral Brasil faz credenciamento para coletiva de imprensa

Coreias do Norte e do Sul restabelecem comunicação encerrada há dois meses

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul restabeleceram seus canais de comunicação transfronteiriça, com a primeira chamada telefônica entre autoridades desde agosto, anunciou Seul nesta segunda-feira (domingo, 3, no Brasil).

A restauração ocorre poucos dias depois que Pyongyang despertou preocupação internacional com uma série de testes de mísseis no espaço de algumas semanas, levando o Conselho de Segurança da ONU a realizar uma reunião de emergência.

O Ministério de Unificação sul-coreano confirmou em nota que oficiais das duas Coreias se falaram por telefone na manhã de segunda.

“Com a restauração da linha de comunicação Sul-Norte, o governo avalia que uma base para a recuperação das relações inter-coreanas foi fornecida”, disse a pasta.

“O governo espera (…) retomar rapidamente o diálogo e iniciar discussões práticas para recuperar as relações inter-coreanas”, acrescentou.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano Kim Jong Un “expressou a intenção de restaurar as linhas de comunicação Norte-Sul que haviam sido cortadas”, afirmou a KCNA, relatando que a mudança foi uma tentativa de estabelecer “uma paz duradoura” na península coreana.

As duas Coreias sinalizaram um surpreendente degelo nas relações no final de julho ao anunciarem a restauração das comunicações transfronteiriças, que haviam sido interrompidas mais de um ano antes.

Mas a trégua durou pouco, pois a Coreia do Norte parou de atender ligações apenas duas semanas depois.

© Agence France-Presse

O post Coreias do Norte e do Sul restabelecem comunicação encerrada há dois meses apareceu primeiro em Jornal de Brasília.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.