17.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, junho 24, 2024

CLDF vence prêmio nacional com projeto Câmara Legislativa vai à Escola

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (7), a Câmara Legislativa do DF foi a vencedora, na categoria Comunidade, da 39º edição do prêmio ABEL, concedido anualmente pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, que premia projetos voltados ao público externo na área educacional. O programa vencedor foi o “Câmara Legislativa vai às Escolas”, que visita as Regiões Administrativas da DF estimulando alunos a apresentarem pautas sobre o que consideram importantes para as suas localidades e para o DF.

O Câmara vai às Escolas é uma iniciativa da Escola do Legislativo (Elegis) e tem como foco aproximar os estudantes da rede pública de ensino à dinâmica dos trabalhos realizados no âmbito da Casa. Nos encontros, a Elegis promove oficinas interativas com os estudantes, com orientações sobre o processo legislativo.

Os alunos são estimulados a escolher um tema específico para produzirem um projeto de lei ou uma emenda voltada à região administrativa onde moram. A apresentação desses projetos é realizada na própria escola e acompanhada por um ou mais deputados distritais, que atuam como ‘padrinhos’ dos alunos proponentes.

A diretora da Escola do Legislativo, Jane Marrocos, comemorou o prêmio e afirmou que ele simboliza o reconhecimento das iniciativas que vêm sendo propostas pela Elegis. “Ganhar essa condecoração é a demonstração clara de que a Elegis fortalece o Poder Legislativo do DF. A escola se energiza para novos feitos e desafios, entre eles aproximar mais cidadãos da Casa de Leis”, afirmou.

Para o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), a interação entre a Câmara e o cidadão tem sido um compromisso da Casa em sua gestão. “A CLDF se sente honrada com essa premiação, que reforça o compromisso desta Casa e da Elegis com a promoção da educação para a cidadania”, pontuou.

O distrital afirmou ainda que a vitória do “Câmara Vai às Escolas” é mais um indicativo de uma diretriz de gestão que vem sendo estimulada no âmbito da CLDF, focada na inovação e em uma atuação proativa. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho fortalecido por uma gestão inovadora e engajada, apoiada por uma equipe de servidores qualificados que colocam a Elegis em destaque nacional. O projeto ‘A Câmara Legislativa Vai à Escola’ reflete nosso compromisso em aproximar o Legislativo da comunidade escolar, incentivando a participação ativa e consciente dos jovens na vida política”, declarou.

Em 2023, o “Câmara Vai às Escolas” esteve em Planaltina e na Fercal. Já neste ano, as RA’s do Gama e Núcleo Bandeirante também foram atendidas pelo programa.

 

*Fonte: Agência CLDF

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias