A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta quarta-feira (3/1), um alerta de risco geológico forte em decorrência das chuvas intensas registradas na capital de Minas Gerais nos últimos dias.
O alerta vale para as regiões de Venda Nova, Pampulha, Noroeste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro até a próxima segunda-feira (8/1). Segundo a Prefeitura da capital mineira, cerca de mil imóveis estão localizados em áreas de risco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os 853 municípios de Minas Gerais. O aviso vale até a próxima quinta-feira (4/1), e há risco de deslizamento de terra e inundações nas cidades mineiras.
A Defesa Civil municipal divulgou uma lista de possíveis sinais e recomendações, caso o morador de BH verifique algum risco em sua residência. Confira:
- Coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje águas ou esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas;
- Se observar o aparecimento de trincas nas paredes, água empoçada no quintal ou minando na base de algum barranco, portas ou janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore, ligue para a Defesa Civil (199).
Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Fonte: Jornal Metrópoles