24.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Cederj prorroga prazo para inscrições do vestibular e anuncia curso de Engenharia Meteorológica

As inscrições para o Vestibular Cederj 2024.1 foram prorrogadas até o próximo dia 19. São mais de sete mil vagas distribuídas por 17 cursos oferecidos na modalidade semipresencial pelas instituições de ensino que compõem o Consórcio Cederj, entre elas: Cefet/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. A taxa de inscrição é de R$ 89,90 e deve ser paga até 20 deste mês. O link para inscrição é: https://www.cecierj.edu.br/consorcio- cederj/vestibular/2024-1/.

Em Macaé, o Polo do Cederj funciona na Cidade Universitária (Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros). A prova será realizada no dia 17 de dezembro e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e conveniados, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação que faz parte do Ministério da Educação (MEC).

Junto ao CAPES, o Polo Macaé do Cederj conquistou recentemente nota “A” no monitoramento, considerada a maior nota de avaliação de desempenho. Entre os cursos ofertados em Macaé, estão: Administração (UFRRJ), Administração Pública (UFF), Ciências Biológicas (UENF), Ciências Contábeis (UFF), Física (UFRJ), Matemática (UFF), Pedagogia (UniRio), Turismo (UniRio), Engenharia de Produção (UFF) e Engenharia Meteorológica (UENF).

Engenharia Meteorológica

Sobre o curso que está sendo oferecido no âmbito do Consórcio Cederj, este é voltado para os interessados pelo clima, fenômenos naturais e previsões meteorológicas. É o curso de Engenharia Meteorológica que, por sua vez, já conta com um aspecto que o diferencia dos demais cursos oferecidos pelo consórcio. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Maria Gertrudes Justi, parte das disciplinas é ministrada de forma online pelo sistema EAD, tornando o aprendizado mais flexível.

As disciplinas como cálculo, física e engenharia básica podem ser estudadas em casa. Já as matérias específicas do conteúdo de meteorologia são ministradas presencialmente no Laboratório de Meteorologia, localizado no campus da UENF em Macaé. “As provas são realizadas apenas em Macaé porque quem vive aqui terá essa facilidade e terá condições de assistir às aulas presenciais que serão dadas no Campus da UENF. Queremos que o egresso do curso de Engenharia Meteorológica da UENF elabore análises e previsão do tempo e do clima, mas ele também desenvolva, adapte e utilize tecnologias buscando soluções para os inúmeros problemas ambientais na gestão das águas, na produção de alimentos e na gestão de energias”, pontuou Maria Gertrudes.

O mercado de trabalho na área é amplo, com oportunidades em diversos setores, como energia renovável, agricultura de precisão e muito mais. Um dos objetivos do curso é formar engenheiros meteorologistas treinados para buscar soluções para a produção de alimentos e a geração de energia. Além disso, os profissionais desta área desempenham um papel crucial em setores como transporte aéreo, exploração de petróleo e até mesmo na regulação de energias renováveis intermitentes, garantindo que as operações aconteçam com segurança e eficiência de acordo com as condições atmosféricas.

O Cederj é referência em educação à distância, permitindo que o aluno estude de forma flexível, adequando o curso à sua rotina e acesso a materiais exclusivos, professores especializados e uma rede de alunos apaixonados pela meteorologia, formando profissionais qualificados para trazer soluções aos desafios do dia a dia, impactando a vida e a sociedade de maneira significativa.

São 42 polos espalhados por todo o Estado do Rio e para este concurso, a novidade é a abertura do novo Polo Cederj em Búzios com os cursos de Turismo pela UNIRIO e Pedagogia pela UENF. Já os Polos de Rio Bonito e Teresópolis vão contar com o curso de Turismo da UNIRIO.

Fonte: RJNEWS – Educação

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias