21.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

ATENÇÃO: WhatsApp revela fim de serviço essencial para usuários de Android

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais utilizados em todo o mundo, trouxe notícias que despertaram preocupações entre os usuários do sistema Android: o encerramento do serviço de backup ilimitado no Google Drive.

Essa mudança impactará diretamente a maneira como os usuários gerenciam suas informações, ao demandar uma atenção especial ao espaço disponível no armazenamento em nuvem do Google.

Veja também

Alterações no serviço de backup do WhatsApp

A mudança no serviço de backup já está em fase de implementação para os testadores da versão beta e será efetivada para todos os usuários durante o primeiro semestre de 2024.

Anteriormente, os usuários desfrutavam a vantagem de realizar backups ilimitados de seus dados na nuvem, o que facilitava a restauração de conversas, imagens, vídeos e arquivos através do Google Drive.

Contudo, com a nova política, esses dados ocuparão espaço no armazenamento em nuvem do WhatsApp para Android.

Isso implica que, caso o espaço no Google Drive esteja exaurido, o backup das informações do WhatsApp não poderá ser concluído até que haja liberação de espaço ou aquisição de planos do Google One, com opções a partir de 100 GB por R$ 7,99/mês.

Novo processo de backup no Google Drive será pago – Imagem: Shutterstock/Reprodução

O novo procedimento requer atenção por parte dos usuários. Quando optarem por realizar o backup de suas conversas no WhatsApp em dispositivos Android, este se limitará ao espaço disponível na conta do Google.

Caso o limite seja atingido, será necessário liberar espaço na conta do Google para retomar o procedimento de segurança.

A importância do backup de dados é crucial para manter conversas e arquivos seguros na nuvem, especialmente em situações de perda ou troca de dispositivos.

No entanto, diante da modificação na política de backup do WhatsApp, os usuários precisarão se adaptar a essa nova realidade e gerenciar o espaço disponível em suas contas do Google.

Para aqueles que não desejam adquirir planos de armazenamento do Google, o WhatsApp oferece uma alternativa através do backup exclusivo de mensagens de texto, excluindo fotos, vídeos e documentos da nuvem.

Além disso, a função nativa de migração de dados entre dispositivos facilita a transferência de conversas e arquivos entre dispositivos Android ou até do Android para o iOS.

Tal mudança no serviço para Android se assemelha ao desafio enfrentado pelos usuários do iOS, que sempre tiveram seus backups ocupando espaço no iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Assim, usuários de ambas as plataformas precisarão considerar o espaço disponível em suas contas de armazenamento ao realizar backups do WhatsApp.

Aconselha-se que os usuários estejam atentos às notificações do app sobre essa alteração, enviadas 30 dias antes da implementação.

É essencial ainda estar consciente do espaço disponível no Google Drive e do limite de armazenamento para evitar interrupções no backup de dados.

O WhatsApp permanecerá uma ferramenta crucial para a comunicação, mas a adaptação a essas mudanças será fundamental para preservar a segurança e a integridade das conversas e arquivos dos usuários.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias