22.6 C
Distrito Federal
domingo, junho 23, 2024

Agenda Legislativa da Indústria do DF destaca 34 proposições em tramitação na Casa

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (MDB), recebeu na quinta-feira (23), o primeiro exemplar da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2024. A entrega foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que esteve na sede do parlamento acompanhado da diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo.

Também foram entregues exemplares da publicação nos gabinetes dos outros 23 deputados distritais. O documento será enviado, ainda, ao governador, a integrantes de pastas do Executivo local e a empresários.

Ao chefe do Legislativo local, o presidente da Fibra destacou a essência da publicação: “Este é um produto de excelência que reproduz fielmente o que a indústria espera do Legislativo e do Executivo também. Nele, não existe convergência ou divergência que não tenha sido definida com embasamento. É uma publicação que não traz a opinião própria de ninguém, mas sim o sentimento do setor produtivo da indústria e que acredito que ajudará a formar opinião dos parlamentares”.

O deputado Wellington Luiz disse que o documento contribuirá para guiar ações da Casa. “É uma agenda que vai nos nortear para importantes decisões e que demonstra a seriedade do trabalho de uma entidade que também cuida da população do Distrito Federal”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa. “É um trabalho técnico, extremamente zeloso, e que eu tenho certeza de que nos permitirá ainda fazer entregas extremamente importantes para o povo de Brasília”, completou o parlamentar.

Projetos de Interesse do Setor Produtivo

É o 22º ano consecutivo em que a Federação produz o documento. A Agenda Legislativa da Indústria do DF traz o posicionamento do setor em relação a proposições em tramitação na Câmara Legislativa que de alguma forma afetam a atividade industrial. Para esta edição, foram selecionados 34 projetos, a partir uma pré-análise online e de um seminário realizado na sede da Fibra, ambos com a participação de empresários dos dez sindicatos que compõem a base da instituição.

Assim como em anos anteriores, a publicação inclui uma análise de conjuntura e o perfil do setor industrial no Distrito Federal. Há informações, por exemplo, do cenário atual, do porte das empresas e do número de empregos criados.

As proposições legislativas estão organizadas em cinco temas, em que são elencadas as respectivas necessidades do setor industrial: assuntos econômicos, política tributária e fiscal, administração pública, política urbana e meio ambiente e assuntos de relações do trabalho. Em cada projeto de lei, a Fibra manifesta o posicionamento, convergente ou divergente, sustentado por argumentos técnicos e, em alguns casos, apresenta sugestões para a construção de uma legislação que estimule o desenvolvimento econômico e aprimore o ambiente de negócios.

O trabalho de acompanhamento legislativo da Fibra na esfera local é permanente, por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais, que monitora as proposições de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara Legislativa e assiste a sessões plenárias e a reuniões de comissão.

* Com informações da assessoria de comunicação da Fibra

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias