Estudo mostra descumprimento da Lei de Cotas em empresas paulistas
Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a covid-19
Balança comercial registra superávit de US$ 3,99 bi em setembro
Câmara dos Deputados terá quatro parlamentares indígenas
Pfizer apresenta pedido de vacina mais forte contra variante Ômicron

Ação nas escolas de SP incentiva estudantes a tirar o título de eleitor

De acordo com Seduc-SP, até março, apenas 27% dos adolescentes tinham tirado o título

De acordo com Seduc-SP, até março, apenas 27% dos adolescentes tinham tirado o título Tomaz Silva/Agência Brasil – 29.11.2020

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo lançaram nesta terça-feira (26) uma ação de mobilização nas escolas para que jovens de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. Os adolescentes nessa idade não são obrigados a votar.

Segundo a secretária de Educação, Renilda Peres, até março, apenas 27% dos 1,2 milhão de jovens nessa faixa etária no estado tinham tirado o título de eleitor, totalizando 329 mil adolescentes aptos a votar. “Votar é um ato de cidadania. É a oportunidade que a gente tem para definir os rumos da democracia”, ressaltou a secretária ao lançar a iniciativa na Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, na região da Freguesia do Ó, zona norte paulistana.

De acordo com Renilda, estão sendo organizados dias para que os estudantes reúnam os documentos necessários e, depois, outra data para que seja feita a requisição do título de eleitor pela internet. “As escolas estão equipadas, sala de informática para que o aluno possa vir fazer isso na escola”, enfatizou.

Foi levada para a escola uma urna eletrônica para que os alunos pudessem ver o equipamento de votação em funcionamento.

O presidente do TRE, Paulo Galizia, convidou os jovens a também dedicarem atenção às eleições para os cargos legislativos de deputado e senador. “Obviamente que a eleição presidencial chama mais atenção, mas é muito importante termos alguém que pensa da mesma forma que nós no parlamento”, disse.

O prazo para solicitar o título de eleitor vai até o dia 4 de maio. A página do TRE-SP tem as informações dos documentos necessários e procedimentos para solicitar o documento pela internet.

 

Fonte: R7 – Educação

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.