24.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, julho 18, 2024

A luta pelo espaço feminino na gastronomia

Dizem que “lugar de mulher é a onde ela quiser” porém a grande verdade é que em alguns territórios profissionais, por muito tempo dominado por homens, essa frase beirava a utopia e só evidenciava as distâncias e impossibilidades de sonhos para muitas meninas e mulheres. E esse é o caso das mulheres com a gastronomia. Mesmo sendo responsáveis por alimentar as famílias e carregarem nas costas as responsabilidades de cozinhar e servir a alimentação, nesse ramo por séculos elas não foram consideradas e até hoje a presença feminina ainda enfrenta resistência.

Indo contra essa máxima o Restaurante Galleria Gastrobar chega ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, com uma equipe de maioria feminina, sendo composta por seis mulheres, que comandam desde a cozinha até o salão. A chef e proprietária Silvia Stanzani, explica que o fato simplesmente se deu de forma natural, não tendo nenhuma intencionalidade. Mas que acredita na vocação naturalmente feminina do restaurante.

“Sabemos que a misoginia e o machismo são comuns às cozinhas. Mas o Galleria nasceu dos sonhos de duas mulheres, meu e da Penhamara. Toda nossa formação sempre foi muito feminina. Acho que não tinha como ser diferente. Hoje somos um restaurante de mulheres, cuidado por mulheres e servidos por mulheres. Somos um restaurante que cuida dos seus clientes. Então acho natural ter mulheres na chefia da cozinha, da administração e no empreendimento no geral”, explica.

Além de atender diariamente com pratos à la carte, o Galleria tem sido palco para vários encontros de lideranças femininas do município, como: Clube das Mulheres, Clube de Livro, Grupo de Mulheres Empreendedoras e Mulheres Empresárias.

Elas no comando

Com competência e talento, várias mulheres vêm derrubando barreiras no cenário da gastronomia. E um bom exemplo disso é a chef campista, Domynik Ferreira. Com apenas 29 anos ela comanda a cozinha do Galleria e está conquistando os paladares dos moradores e turistas de Rio das Ostras.

“Me orgulho muito de ocupar uma cozinha de um restaurante desse porte e importância para a região. De poder estar em uma cozinha que usa ingredientes completamente naturais. De fazer uma cozinha afetiva, que tanto admiro e amo. A cozinha exige muito da gente. Ela exige tempo, paciência, amor. Cozinha é muita dedicação e só isso já explica o porque de estarmos conquistando esse mercado”, observa a chef.

A equipe do Galleria também conta com Mayara Siveira, na chefia do salão e dos garçons, Yasmim da Silva e Luana Ferreira, como garçonetes e Viviane Valéria e Larissa Duarte, como ajudantes de cozinha.

Croquetes divinos

Um dos sucessos da chef Domynik Ferreira no momento na cidade tem sido os maravilhosos croquetes de carne. Atualmente o Galleria oferece em dois tipos de carnes bovinas: costela e cupim. Os salgados ainda são acompanhados por uma deliciosa geleia de pimenta.

GALLERIA GASTROBAR

Funciona de terça a sábado de 12 h às 22 horas

Domingo de 12 às 16 horas

Av. Atlântica, 333 – Recreio – Rio das Ostras/ RJ

@galleriagastrobar

Fonte: RJNEWS – Gastronomia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias