A JDE, empresa que tem em seu portfólio marcas como Pilão e L’Or, anunciou nesta sexta-feira (5) que concluiu a aquisição dos ativos de café e chá do grupo JAV, que inclui as linhas de café Maratá, com forte presença sobretudo no Norte e Nordeste do Brasil.
A intenção de compra havia sido anunciada em 24 de julho do ano passado, mas estava pendente de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A aquisição dá força à JDE, vice-líder do setor, na competição com o grupo 3corações —dono do rótulo 3 Corações e de mais de 30 marcas menores—, que continua sendo a maior empresa do mercado brasileiro.
A Maratá é a quarta maior do setor, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), atrás também da Melitta.
A compra, cujos valores não foram divulgados, deve impulsionar a companhia holandesa no Nordeste do Brasil, onde a Maratá tem fatia significativa de um mercado dominado pela Santa Clara, rótulo do grupo 3corações.
Em comunicado, a JDE, que já tem grande presença no Sul e Sudeste, diz que a aquisição aumenta “a escala e a cobertura da empresa em território nacional”.
Além da Maratá, o grupo sergipano JAV tem em seu portfólio de cafés e chás as marcas Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari. A companhia manterá sua presença nos demais segmentos de alimentos em que atua, tais como sucos e achocolatados.
A JDE (Jacobs Douwe Egberts) é uma subsidiária da JDE Peet’s, multinacional especializada em cafés e chás com sede na Holanda. No Brasil, é detentora de marcas como Pilão, L’Or, Caboclo e Café Pelé, entre outras.
Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena
Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para [email protected]