Fenômeno se deve a massa de ar quente e seca
Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte/João Paulo Vale
Minas Gerais vai enfrentar uma nova onda de calor a partir desta quinta-feira (14). Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura pode passar dos 38°C em algumas regiões do estado. A previsão é que a onda de calor dure até a próxima segunda-feira (18).
Segundo o meteorologista Lizandro Geniacki, o fenômeno se deve ao “estabelecimento de uma massa de ar quente e seca na região central da América do Sul”, que tende a ganhar força e se espalhar no final de semana, atingindo grande parte de MG.
A nova onda de calor vai aumentar em até 5°C a temperatura média comparado com o mesmo período no ano passado em diversas regiões do estado. Em áreas do Triângulo, Norte, Jequitinhonha e sudoeste do estado mineiro, a temperatura máxima pode chegar acima de 38°C, durante à tarde.
Veja também
Brasília
Ministério da Saúde faz alerta para a 9ª onda de calor do ano
Economia
Com onda de calor, preço do ar-condicionado sobe três vezes mais que a inflação
Economia
Temperaturas muito altas afetam a economia e o trabalho; entenda
Já nas áreas do Alto Paranaíba, porção sul da Central Mineira, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata, as temperaturas máximas podem ficar entre 36ºC e 38°C à tarde.
Os termômetros podem registrar máxima entre 33°C e 36°C, também à tarde, em áreas do Noroeste, centro/norte da Central Mineira, região metropolitana de Belo Horizonte, centro/norte da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e norte de Minas.
Diante da onda de calor, a Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados, como: evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, passar protetor solar e usar roupas mais leves e deixar os ambientes mais úmidos e arejados. Fonte: R7 – Minas Gerais