Viajar é uma experiência enriquecedora, mas, quando se trata de obter vistos para certos destinos, a jornada pode se tornar um verdadeiro desafio burocrático para brasileiros.
Apesar de mais de 150 países permitirem que os brasileiros viajem sem a necessidade de visto de turista, há alguns lugares que impõem barreiras significativas, tornando a entrada um processo complexo e meticuloso.
Veja também
4 vistos mais difíceis para brasileiros: dicas para consegui-los
1. Butão
Paisagem no Butão – Imagem: Canva Pro/Reprodução
O Butão, cercado pela majestosa Cordilheira do Himalaia, é um refúgio longe da modernidade, proporcionando uma viagem no tempo.
Desde 1974, aberto ao turismo, o país requer um pagamento diário de aproximadamente R$ 200, cobrindo guias, hospedagem e passeios.
Somente agências de turismo locais podem providenciar a passagem, o que torna o processo mais complicado. Por esses motivos, viajar para o Butão nem sempre é uma boa opção para quem não deseja gastar muito.
Além da taxa diária, o custo de vida para o estrangeiro costuma ser mais elevado.
2. China
Vista da Grande Muralha da China – Imagem: Canva Pro/Reprodução
A Grande Muralha da China é um dos pontos turísticos mais visitados, símbolo histórico e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Embora o processo de obtenção de visto tenha se simplificado, ainda é exigente.
É necessário levar a uma das três embaixadas da China no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília) uma série de documentos.
Eles consistem em: passaporte válido, formulário preenchido (imprimir no site da embaixada), cópia das passagens de ida e volta, cópia do cronograma detalhado da viagem, cópia dos vouchers de hospedagem e comprovante de renda.
3. Vietnã
Paisagem vietnamita – Imagem: Canva Pro/Reprodução
Hanói, a vibrante capital, e a deslumbrante Halong Bay são pontos que revelam a autenticidade vietnamita.
Três opções para obtenção de visto incluem embaixada, representação em outros países ou visto de chegada, exigindo carta de aprovação prévia para o último.
4. Estados Unidos
Visto dos EUA é um dos mais difíceis para brasileiros conseguirem tirar – Imagem: Canva Pro/Reprodução
Para obter o visto, é necessário fazer o preenchimento do formulário DS-160, o pagamento da taxa, a coleta de dados biométricos e a entrevista na Embaixada Americana, destacando-se a rigorosidade das políticas de visto.
Uma dica para se sair bem na entrevista é manter a calma e falar sempre a verdade, confirmando os dados que apresentou no formulário.