19.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, outubro 23, 2024

Belo Horizonte é a segunda capital com mais casos prováveis de dengue do país

Dados são do Painel de Monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde
Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

Belo Horizonte é a segunda capital com mais casos prováveis de dengue do país. Os dados são do Painel de Monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. A capital mineira tem, atualmente, 45.376 casos prováveis de dengue. 

Segundo o balanço divulgado na última sexta-feira (01), em uma semana, houve um aumento de 40,2% no número de casos confirmados de dengue em BH, que chegam a 6.338. A Prefeitura de Belo Horizonte avalia, inclusive, a possibilidade de firmar parcerias com hospitais ou espaços privados, atualmente subutilizados, para reforçar o atendimento contra a dengue na capital mineira.

“Há possibilidade de parcerias com hospitais que estão sendo subutilizados, espaços que estão subutilizados. A gente está fazendo todo esse mapeamento e avaliação de custo”, disse a subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde de BH, Thaysa Drummond. 

No ranking de cidades com mais casos, Belo Horizonte é superada apenas por Brasília. 

1) Brasília: 102.757
2) Belo Horizonte: 45. 376
3) Rio de Janeiro: 40.712
4) São Paulo: 30.636

5) Goiânia: 6.633

Já entre as cidades com menos casos prováveis são: 

1) Boa Vista: 163
2) Porto Alegre: 184
3) São Luís: 186
4) Maceió: 198
5) Porto Velho: 235

A capital mineira começou a imunização contra a doença no dia 27 de fevereiro. Seguindo o Ministério da Saúde, o primeiro grupo a ser vacinado são crianças de 10 e 11 anos. A expectativa é que a cidade imunize cerca de 48 mil crianças com a primeira dose da vacina.

Dengue em Minas

A situação da capital mineira reflete o que acontece no estado. Atualmente, a incidência de casos prováveis de dengue em Minas Gerais é cerca de 3 vezes maior que a média nacional. O Coeficiente de Incidência mede o número de casos prováveis dividido pela população e multiplicado por 100 mil habitantes. sete pessoas já morreram pela doença no estado.

 

Veja também

Minas Gerais
Prefeitura de BH avalia usar áreas de hospitais privados para reforçar combate à dengue

Minas Gerais
Prefeitura de BH oferecerá teleconsultas para pessoas com sintomas de dengue

Minas Gerais
UFMG desenvolve ferramenta de Inteligência Artificial para identificar focos do Aedes aegypti

Novas Vacinas

 

De Minas Gerais podem surgir duas novas vacinas contra a dengue, com tecnologia 100% brasileira. Os projetos, desenvolvidos pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), podem custar até 50% menos que a vacina importada usada no Brasil atualmente, a Qdenga.

Caso os medicamentos sejam considerados eficazes, as avaliações vão evoluir, chegando até humanos. Os testes finais, no entanto, vão depender do resultado de outro projeto.

Estudo aponta que pacientes com comorbidades têm maior risco de desenvolver formas graves da dengue: Fonte: R7 – Minas Gerais

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias