A cidade de Viña del Mar, no Chile, ganha destaque na mídia devido à devastação causada pelos violentos incêndios florestais.
Entre as histórias de tragédia, destaca-se um momento emocionante: um cachorro perdido e seu dono se reuniram após dias de busca desesperada.
O fogo, avançando com intensidade, atingiu a área populacional da cidade, resultando na perda de casas para muitos cidadãos e na separação de famílias.
Essa foi a situação do vira-lata e seu dono, que, devido ao desespero de se protegerem das chamas, acabaram se perdendo.
O caso ocorreu na sexta-feira, dia 2, quando o incêndio atingiu o bairro e a equipe de emergência ordenou a evacuação da área. O dono do animal de estimação não estava em casa naquele momento.
Assim que tomou conhecimento dos acontecimentos, o rapaz imediatamente procurou sua mãe para se certificar de seu bem-estar e do cachorro.
Foi nesse momento que recebeu a notícia de que o pet estava desaparecido.
Foram três dias de tristeza e busca pelo mascote, até que algo maravilhoso aconteceu!
Na segunda-feira, dia 5, uma voluntária encontrou o bichinho e o levou para a Escola Libertador Bernardo O’Higgins, localizada na rua Alberto Blest Gana 360, na cidade chilena, que funciona como abrigo para animais atingidos pelo desastre.
O emocionante reencontro foi filmado e compartilhado nas redes sociais do portal de notícias Valparaíso Informa, acumulando mais de 197 mil visualizações e centenas de comentários.
“Que emoção… me fez chorar uma última vez em meu país destruído, força Chile”, escreveu um internauta.
“Uma bela notícia em meio a tanta tragédia”, comentou outro.
“Um bálsamo para este dia horrível! Belo reencontro”, disse uma terceira.
Assista:
Incêndios florestais no Chile
Segundo o Diálogo Chino, vários incêndios florestais assolaram o centro e o sul do Chile, com ocorrências em Valparaíso, destacando-se como os mais mortais da história recente do país.
O presidente chileno, Gabriel Boric, descreveu os incêndios como a maior tragédia desde 2010.
Mudanças climáticas têm desempenhado um papel significativo no aumento da frequência e intensidade desses incêndios. Além disso, a expansão de plantações de espécies exóticas, como pinheiros e eucaliptos, tem agravado a situação, modificando a dinâmica dos incêndios florestais.
A causa dos incêndios, incluindo a possibilidade de incêndios intencionais, representa um desafio contínuo para a segurança e prevenção, apesar dos esforços de modernização dos sistemas de prevenção.
Veja também este vídeo:
Mostramos o submundo da Gangue dos caramelos do Sul e do Norte: Cleitinho Fubá busca novos aliados