Fernando Alonso questionou a transferência de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari, mas sugeriu que ele pode levar a Scuderia de volta à glória na Fórmula 1.
A mudança surpreendente de Hamilton foi anunciada em janeiro, antes do que será sua 12ª e última temporada com a Mercedes, encerrando uma associação de longa data com a marca alemã.
Isso significa que ele seguirá um caminho já percorrido por Alonso, seu ex- companheiro de equipe na McLaren, que correu pela Ferrari entre 2010 e 2014.
Julgando o que foi descrito por Hamilton como a realização de um “sonho de infância”, Alonso disse à mídia: “Eu acho que não era o sonho de infância dele há 12 meses – ou há dois meses – porque ele tinha um sonho diferente”.
“Espero que ele goste da experiência, é uma equipe muito especial. É mais especial quando você vence, mas é isso, você precisa vencer e já faz alguns anos que eles têm um carro rápido e lutam por grandes coisas. Talvez Lewis possa trazer aquele algo extra para lutar pelo campeonato”.
“O carro é competitivo. No final do ano passado, mesmo com o domínio da Red Bull, a Ferrari ainda conseguiu igualar os tempos da volta e ser mais rápida que eles na maioria das classificações. Então, creio que o carro deve ser rápido o suficiente”.
Alonso viveu uma situação similar à de Hamilton em 2006, quando anunciou sua intenção de trocar a Renault pela McLaren na temporada seguinte com bastante antecedência.
Ao ser questionado sobre o efeito que tomar a decisão tão cedo teve na sua campanha, o piloto da Aston Martin explicou: “Não foi uma grande diferença para mim. Em 2006, comecei muito bem a temporada, relaxado com a equipe e com um bom ambiente”.
“Talvez tenha mudado um pouco para a equipe porque no meio da temporada eles estavam testando e programando coisas para o ano seguinte e eu não estava envolvido nisso porque eles esconderam alguns segredos de mim, o que foi compreensível”.
“Portanto, acredito que não é tão diferente do ponto de vista dos pilotos, mas a equipe tenta esconder algumas coisas na segunda parte do ano”.