Simone Resta supostamente deixou o cargo de diretor técnico da Haas após uma temporada 2023 decepcionante na Fórmula 1.
O italiano de 53 anos provavelmente retornará à Ferrari ou aceitará uma oferta da Sauber, onde ele tem “vários admiradores”, segundo o motorsport.com – que também relata que Resta discordou da abordagem de desenvolvimento promovida pelo proprietário da equipe, Gene Haas.
Resta juntou-se à Haas para a temporada 2021 como parte de um relacionamento técnico mais próximo entre a equipe americana e a Ferrari, liderando o projeto dos carros nas duas temporadas seguintes.
Contudo, a Haas teve uma péssima temporada em 2023, terminando em último lugar no campeonato de construtores depois de marcar apenas 12 pontos em 22 corridas.
Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg brilharam frequentemente na classificação, mas despencavam na corrida, principalmente devido aos problemas de degradação dos pneus que prejudicaram o VF-23.
A Haas introduziu um novo pacote aerodinâmico em sua corrida em casa, o GP dos Estados Unidos, mas ele não trouxe a melhoria esperada.
A equipe liderada por Gunther Steiner terminou a temporada com pacotes diferentes para seus pilotos enquanto tentava resolver os problemas, que Hulkenberg chamou de “decepcionantes e perturbadores”.
Precisando de um novo diretor técnico, a Haas agora tem mais uma dor de cabeça às vésperas da temporada 2024.