Mais um dia chuvoso. Assim pode se definir esta quarta-feira, 10, no Brasil, principalmente nas capitais, em termos de previsão do tempo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Vai ter chuva em capitais espalhadas por todas as cinco regiões geográficas do país, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Situação que vai ocorrer da manhã até a noite. Ou seja, haverá instabilidade no decorrer de todo o dia.
Na manhã, por exemplo, a previsão do tempo indica acumulados de água em Brasília e em 18 capitais estaduais. As cidades que devem escapar das chuvas nessa parte do dia são Boa Vista, Palmas, Teresina, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.
Leia mais:
Além disso, as instabilidades não serão o único fenômeno climático na manhã desta quarta em cinco capitais. Isso porque, segundo o Inmet, trovoadas serão registradas em Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Florianópolis e Porto Alegre.
Tempo firme ganha espaço durante a tarde
Para a tarde, a previsão do tempo do Inmet para esta quarta-feira indica menos chuva sobre as capitais. O sol terá vez em pelo menos 11 anos:
- Curitiba;
- Rio de Janeiro;
- Vitória;
- Campo Grande;
- Recife;
- João Pessoa;
- Recife;
- Fortaleza;
- Teresina;
- Boa Vista; e
- Manaus.
Assim como tempo firme, as trovoadas terão um pouco mais de espaço durante a tarde. Na faixa vespertina, os trovões estão previstos para Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Chuva à noite, indica previsão do tempo
Noite chuvosa, indica a previsão do tempo. Para a faixa noturna desta quarta-feira, Rio de Janeiro, Vitória e Boa Vista serão, a saber, as únicas capitais espalhadas por Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a terem tempo firme.
Leia também: “Correnteza arrasta carro e duas idosas morrem em Santa Catarina”
No Nordeste, certeza de tempo firme somente em Salvador. Em São Luís, a indicação é de “chuva isolada”. Para as demais capitais nordestinas, o aviso é de “possibilidade de chuva”.
De acordo com o Inmet, Boa Vista, em Roraima, será a capital mais quente do dia, com máxima de 38ºC. Belo Horizonte e Brasília serão, conforme a previsão do tempo, as capitais com a menor mínima da vez, com 19ºC cada uma das cidades.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste