O presidente do Corinthians, Augusto Melo, vem trabalhando em busca de reformulação e fortalecimento do elenco para a temporada de 2024. A intenção do mandatário, é rejuvenescer a equipe e fortalecer o elenco para todas as competições a serem disputadas.
Para a possível chegada de Pedro Raul no ataque do Timão, a diretoria alvinegra deve se desfazer do lateral-direito Rafael Ramos. O português não está incluído nos planos da comissão técnica do Corinthians e deve ser negociado com clube do exterior, com contrato de empréstimo. Seu vínculo com o Timão é apenas até o meio de 2024, e a diretoria alvinegra não descarta negociar apenas o pagamento do salário do atleta.
As negociações que o Corinthians vem fazendo, buscam reduzir a folha salarial atual, mantendo apenas jogadores que de fato serão utilizados. Augusto Melo tem algumas prioridades no mercado da bola e vem trabalhando para garantir uma grande equipe em 2024, mas vem enfrentando dificuldades em atingir seus planos para o Timão.
É o caso da contratação do lateral direito Matheus França, antes chamado de Matheuzinho, atleta do Flamengo. O atleta já estava há dias no Centro de Treinamentos do Corinthians, mas retornou ao Rio de Janeiro após equipes não entrarem em acordo quanto a sua negociação. A equipe carioca pede 11 milhões de euros pelo lateral, enquanto o time paulista oferece 6 milhões de euros pela compra. O Flamengo descartou empréstimo.
Segundo o jornalista Venê Casagrande, os empresários do atleta tentam resolver a situação do jogador fazendo com que o Corinthians pague o valor ofertado pelo Red Bull Bragantino, de 4 milhões de euros, aproximadamente R$ 21 milhões. Na época, o Flamengo aceitou a proposta mas o jogador recusou a oferta.
O lateral-direito segue com seu futuro indefinido até possíveis novas tratativas entre o Corinthians e Flamengo. A equipe chegou a liberar o atleta para viajar à São Paulo e treinar na equipe paulista, quando havia apenas acordo verbal entre os times. Apesar de ter recuado nas negociações, o Corinthians segue buscando alternativas para ter Matheus França no Timão em 2024.