As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas na terça-feira (16) e a única estudante de Santa Catarina nota mil na redação é de Chapecó. Maria Laura Santin Klein, de 20 anos, teve uma grata surpresa ao conferir os resultados.
Foram dois anos de muita dedicação para alcançar o objetivo. Em entrevista ao Balanço Geral, ela ressalta a rotina focada no cursinho e com vários simulados da redação. “Sempre observei meus erros para conseguir alcançar a nota mil”, conta.
No dia da divulgação dos resultados, terça-feira (16), Maria explica que estava tranquila, pois imaginou que iria demorar para ver a nota, mas ao mesmo tempo nervosa e curiosa pelo resultado. “Foi uma surpresa muito grande”.
A estudante revelou um detalhe do momento: antes de saber a nota, ela viu a tabela e percebeu que havia apenas uma nota máxima no estado catarinense. “Porém, não imaginei que seria a minha”.
Qual o segredo para atingir a nota mil na redação?
“É a constância, não desistir e saber que vai chegar. É necessário observar os erros e continuar, pois você vai conseguir”, revela Maria.
Durante a entrevista, Maria aguardava a lista de aprovados em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). E a boa notícia veio! Maria passou em quarto lugar para o curso e pretende se mudar para Curitiba em março deste ano.
Felicidade e orgulho
O professor Rodrigo Constancio acompanhou Maria ao longo desses dois anos e explica que a aluna fazia, no mínimo, duas redações por semana. “Ela é determinada, tem ritmo e é organizada”, completa. Para o professor, a organização é a parte mais importante para alcançar a nota mil.
E claro, Rodrigo destaca a felicidade em ver o propósito de Maria atingido. “Vamos ter uma excelente médica e isso é muito bom”, finaliza.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo é avaliar o desempenho escolar dos estudantes após a conclusão do Ensino Médio.
Ainda, as notas podem ser usadas para o acesso ao Sisu, ProUni e mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
No ano passado, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.