Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma realidade distante para se tornar cada vez mais constante na vida e no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Neste caso, a IA está presente desde a interação com nossos dispositivos móveis, como os smartphones, até o entretenimento que consumimos. Assim, a IA está presente em diversos aspectos do cotidiano, transformando a maneira como vivemos, nos comunicamos e nos divertimos.
A presença da IA é notável nos aplicativos de celular, TVs inteligentes e dispositivos conectados à Internet, como a Alexa da Amazon. Na internet temos os algoritmos de recomendação em sites de e-commerce que moldam nossos padrões de consumo, enquanto algoritmos de relevância nas redes sociais desempenham um papel fundamental no marketing e na divulgação de marcas ou influenciadores digitais.
Além disso, a inteligência artificial generativa está possibilitando o desenvolvimento da criatividade. Da escrita de livros à criação de música personalizada, a IA colabora para aprimorar a expressão artística, esportiva e de entretenimento. No cinema, estúdios menores agora podem competir em pé de igualdade com os grandes, graças à IA que gera cenários, personagens e efeitos especiais de alta qualidade.
Abaixo, conheça alguns usos da Inteligência Artificial no nosso cotidiano, algo que vem mudando a vida de milhões de pessoas:
Os provedores de e-mail utilizam sistemas baseados em inteligência artificial para aprimorar a detecção de mensagens suspeitas ou potencialmente prejudiciais. Essa tecnologia evolui constantemente para oferecer maior eficácia e segurança. Dessa forma, nesses mecanismos, é possível identificar possíveis golpes ou tentativas de phishing sem a necessidade de abrir a mensagem, direcionando-as automaticamente para a pasta de lixo eletrônico.
- Redes sociais
As redes sociais e plataformas de streaming incorporam inteligências artificiais para desempenhar diversas funções, desde identificar interesses e sugerir conteúdo personalizado até monitorar postagens para garantir conformidade com os termos de uso. Nesse sentido, a tecnologia também é aplicada em plataformas de streaming, onde a IA recomenda títulos, habilita a reprodução automática de episódios e verifica periodicamente se o usuário ainda está assistindo.
- Mecanismos de busca
As plataformas de busca online, como Google e Bing, juntamente com plataformas de comparação de preços como Zoom e Buscapé, e até mesmo o YouTube em certa medida, fazem uso de bots e inteligência artificial para localizar os resultados mais pertinentes aos usuários, levando em conta os termos de pesquisa e o histórico de quem está utilizando aquele site.