9.6 C
Distrito Federal
terça-feira, junho 17, 2025

Virada Cultural 2025: saiba onde estarão as tendas de acolhimento para casos de assédio, LGBTfobia e outras formas de violência

Cidade terá 20 pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Organização Livre de Assédio será parceira na ação

Com o objetivo de garantir a segurança do público, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) vai marcar presença na Virada Cultural 2025, que acontece nos próximos dias 24 e 25, com uma série de ações voltadas ao enfrentamento do assédio, racismo, LGBTfobia e outras formas de violência. A organização Livre de Assédio será parceira na ação e estará nos pontos de acolhimento e orientação espalhados pela cidade. Em todo o evento, serão 20 tendas de suporte e encaminhamento funcionando nos dois dias de festa, durante os horários dos shows.

De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Regina Célia Santana, 200 colaboradores estarão trabalhando na Virada Cultural. Eles estarão distribuídos em 10 unidades móveis de coordenações da SMDHC e nas tendas estrategicamente posicionadas em 20 locais de grande circulação, como Zona Central, Leste, Norte, Oeste e Sul, como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Guaianazes, Vila Albertina, Butantã e M’Boi Mirim (veja lista abaixo).

“Teremos vans de Apoio às Mulheres e de outras coordenações da SMDHC atuando em concordância com o Protocolo “Não Se Cale” e equipes de profissionais especializados, com psicólogas e assistentes sociais, oferecendo suporte imediato a vítimas de violência, além de orientação jurídica e encaminhamento para a rede de proteção”, explicou Regina Célia.

A Livre de Assédio vai atuar oferecendo escuta qualificada e orientação para as vítimas de importunação e assédio sexual. “É importante que o público se sensibilize com essa questão da violência de gênero e também nos procure para avisar sobre situações em que a mulher, por exemplo, estiver em situação de vulnerabilidade. Se você perceber que alguém precisa de ajuda, não deixe de acionar um dos locais de atendimento. Prevenir faz muita diferença. Estaremos lá para ouvir, acolher e orientar”, afirmou a fundadora e CEO da Livre de Assédio, Ana Addobbati.

A participação da SMDHC na Virada dá continuidade às ações bem-sucedidas implementadas no Carnaval deste ano, ampliando a presença do poder público em grandes eventos culturais para garantir que sejam espaços mais seguros e inclusivos para todas as pessoas.

A iniciativa, que já foi testada e aprovada em outros grandes eventos, prevê desde o acolhimento humanizado até a preservação de provas e o apoio às vítimas na hora de formalizar a denúncia. Durante o evento, além das Vans de Apoio, a população contará com canais de denúncia ágeis, como os telefones disque 100 e 180.

A SMDHC reforça que a Virada Cultural é um momento de celebração da diversidade e da cultura e reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos na cidade de São Paulo.

Locais das tendas de atendimento: Ponto de atuação Zona Endereço Vale do Anhangabaú Centro Anhangabaú República Centro Praça da República Largo do Arouche Centro Largo do Arouche, 150 – Centro Sé Centro Praça da Sé, 111 (Ocupação Revelando) Vila Albertina (Freguesia do Ó) Norte Av. Miguel Conejo, 1718 – V. Albertina Parada Inglesa Norte Av. Luiz Dumont Villares, 1556 – Jd. São Paulo Belém Leste Largo São José do Belém, 109-57 – Belenzinho São Miguel Leste Av. Dep. José Aristodemo Pinotti, 20 – Cd. Nova São Miguel Sapopemba Leste Av. Arquiteto Vilanova Artigas, 3547-3549 – Cj. Hab. Teotônio Itaquera Leste Av. Nagib Farah Maluf, s/n – Cj. Residencial Bonifácio Guaianases Leste Av. Ribeirão Itaquera, 67 – V. Princesa Isabel Cidade Tiradentes Leste R. inácio Monteiro, 6900 – Cj. Hab. Sítio Conceição Butantã Oeste Av. Pirajussara, 4122 – Inst. Previdência Parelheiros Sul R. Teresinha do Prado de Oliveira, 100 – Jd. Nova Parelheiros Campo Limpo Sul R. Dr. Joviano Pacheco de Aguiar, 30 – Jd. Bom Refugio Heliópolis/Ipiranga Sul Av. Almirante Delamare, 1337-1335, V. Heliópolis Cidade Ademar Sul R. do Campo, 118 – Cidade Júlia M’Boi Mirim Sul Av. Luiz Gushiken, 500 – Jd. Vergueiro Jardim Myrna (Capela do Socorro) Sul Av. Antonio Carlos Benjamin dos Santos, 2945 – Jd. Myrna Grajaú Sul R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Pq. América Assessoria da Livre de Assédio: Oficina Consultoria chris.nascimento@oficina.ci (21) 97935-0628

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias