A aula inaugural do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, para receber os novos alunos foi realizada na tarde desta terça-feira (06), no auditório do Bloco D, da Cidade Universitária. A cerimônia também reuniu o corpo técnico do CAp, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Adjunta de Ensino Superior, veteranos, professores, pais, responsáveis e ex-alunos.
O momento foi dedicado às boas vindas aos calouros, que puderam conhecer mais da rotina do Colégio, das atividades, professores, cronograma para o ano letivo e principalmente sobre o que o Colégio de Aplicação representa não só a nível municipal, mas nacional.
O CAp é uma unidade pública municipal que oferece o ensino médio gratuito, sendo considerada referência pelo alto índice de aprovação dos alunos para universidades públicas e privadas. Em 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) qualificou o CAp como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, além dos ótimos resultados apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, está entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e é a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, sendo a melhor escola pública da Região Norte Fluminense. Segundo as diretoras do CAp, Wanessa Leal e Aline Oliveira, a maior missão é oferecer ensino-aprendizagem de alta qualidade e formar cidadãos com posicionamentos críticos para a vida acadêmica e em sociedade.
“Seguimos acreditando na educação pública, por isso investimos no potencial dos nossos alunos com conhecimento suficiente que os faça chegar aonde quiserem. Nossa equipe faz um trabalho incrível e os alunos sempre dão o seu melhor”, pontuaram.
Foram 1.635 candidatos inscritos para o processo seletivo de admissão para o ano letivo de 2024, que realizaram a prova no dia 29 de outubro de 2023. A Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, falou sobre a alegria de receber os novos alunos e sobre as novas experiências que estão por vir.
“Foram ofertadas 100 vagas para o 1º ano do Ensino Médio e essa é uma chance única de viver os melhores anos de estudo com uma educação de qualidade, envolvendo profissionais extremamente capacitados, uma série de atividades e oportunidades aqui dentro. Nós acreditamos nessa escola porque acreditamos no potencial de cada um que já passou por aqui e que está chegando”, disse.