Alguma vez na vida, você com certeza já ouviu aquele famoso conselho sobre colocar o celular molhado em um recipiente com arroz para secá-lo em caso de acidentes envolvendo água, certo?
Essa dica caseira é tida como uma maneira eficiente de remover a umidade do aparelho e, em alguns casos, de ‘salvá-lo’ de uma pane definitiva.
Veja também
No entanto, acontece que a Apple desaconselha (muito!) essa prática quando o assunto são os iPhones da marca.
Os riscos do arroz para o iPhone
Por que o arroz não é a melhor opção para secar um iPhone molhado? – Imagem: Reprodução
Tradicionalmente, pensava-se que o arroz era eficaz por sua conhecida capacidade de absorver água. Entretanto, colocar um iPhone molhado em uma vasilha com arroz pode acabar danificando o aparelho.
Pequenas partículas do grão podem entrar no conector do aparelho, causando um dano interno ainda maior.
Em vez disso, a Apple orienta os usuários a darem leves batidas no corpo do aparelho, de maneira que o conector Lightning ou USB-C esteja voltado para baixo.
Essa posição facilita a queda de todas as gotas excedentes de líquido.
Após remover a umidade externa, o ideal é deixar o iPhone em uma área seca com uma corrente de ar.
Assim, após cerca de 30 minutos nessa posição, é recomendável que você tente ligar ou carregar o dispositivo.
Caso a umidade persista…
Se mesmo após todos esses procedimentos aparecer o aviso de que a recarga não está disponível ou que foi interrompida por causa de líquido detectado, é aconselhável interromper imediatamente a operação e repetir o processo de secagem, deixando o iPhone secar naturalmente durante 24 horas.
Mas, caso ainda assim o problema persistir, a melhor opção é buscar assistência técnica autorizada ou entrar em contato com o suporte da Apple.
É fundamental ter cuidado ao manusear o dispositivo perto de fontes de líquidos e seguir as recomendações corretas de secagem para evitar danos irreversíveis ao aparelho.