Montadora especializada em veículos elétricos, a Tesla informou a fornecedores que deve iniciar a produção de um novo carro em meados de 2025 — chamado de Redwood. As informações são da agência de notícias Reuters.
A Tesla teria enviado “solicitações de cotação” ou convite para licitações para o modelo Redwood a fornecedores no ano passado. Além disso, a empresa projetou um volume de produção semanal de 10 mil veículos.
A produção começaria em junho de 2025. Segundo a Reuters, pessoas envolvidas com o projeto descreveram o futuro carro como um crossover compacto.
O CEO da Tesla, Elon Musk, há muito tempo desperta o interesse de fãs e investidores por carros elétricos acessíveis e táxis-robôs autônomos.
Esses modelos, incluindo um carro de nível básico de US$ 25 mil, permitiriam competir com carros tradicionais mais baratos e um número crescente de veículos elétricos (EVs) acessíveis, como os da chinesa BYD.
A BYD ultrapassou a Tesla como a maior fabricante de EVs do mundo no último trimestre de 2023.
+ Carro elétrico: uma aposta duvidosa
Em maio de 2023, Musk disse que sua empresa estava trabalhando em dois novos produtos. De acordo com ele, os EVs teriam potencial de vendas combinadas de 5 milhões de unidades por ano.
“Tanto o design dos produtos quanto as técnicas de fabricação são muito superiores a qualquer coisa que existe atualmente na indústria”, afirmou Musk, na reunião anual de acionistas da Tesla.
Em 2022, o CEO da Tesla disse que faria um táxi com um visual futurista em 2024, depois de várias falhas em seu objetivo de alcançar uma capacidade de direção 100% autônoma.
Saiba mais: “Tesla Model Y ultrapassa Corolla e vira carro mais vendido do mundo“
Ele e outros executivos da Tesla apresentaram planos em março de 2023 para reduzir pela metade o custo de seus EVs de próxima geração. Eles, contudo, não forneceram um cronograma para os lançamentos.
A Tesla tem um histórico de não cumprir suas metas nos lançamentos e preços iniciais anunciados. A produção do Cybertruck, por exemplo, foi atrasada e demorou bastante para ter início. Seu preço inicial nos Estados Unidos é de US$ 60,9 mil, sendo 50% mais caro do que Musk anunciou em 2019.
Ainda de acordo com a Reuters, a empresa têm sido excessivamente otimista na maioria de seus lançamentos. Segundo ela, sob anonimato, é mais provável que a produção em massa do veículo comece em 2026.
+ Leia mais sobre Tecnologia em Oeste