O uso de suplementos alimentares sempre é alvo de dúvidas entre as pessoas que iniciam a prática de atividades físicas. Qual é o suplemento ideal e quando estes produtos são realmente indicados são os principais questionamentos.
Para sanar essas dúvidas, o nutricionista Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, explica que, em primeiro lugar, “os suplementos sempre serão indicados àquela pessoa que não consegue consumir a quantidade necessária de nutrientes por meio da alimentação. Estes produtos são considerados ‘complementos’, porque fornecem uma oferta nutricional para suprir a que foi consumida”.
Dessa maneira, toda pessoa que deseja iniciar a prática constante de atividades físicas deve consultar um nutricionista para uma avaliação completa da sua condição alimentar para, só então, receber a indicação dos suplementos ideais, pois “os nutrientes, sejam eles de alimentos ou de suplementos, devem usados de acordo com a verdadeira necessidade do indivíduo”, complementa o profissional.
Whey, BCAA e Creatina estão entre os suplementos mais indicados para iniciantes – No entanto, de forma geral, o nutricionista Diogo Círico explica que Whey, BCAA e Creatina são os suplementos mais comumente prescritos para quem vai começar a fazer academia, e há uma explicação para isso.
O Whey Protein é, de fato, o suplemento alimentar mais famoso do mercado. O produto é obtido a partir do soro do leite, e pode ser usado por todos que praticam exercícios físicos e também por sedentários, que por algum motivo não possam ingerir proteína em quantidade suficiente.
Já o BCAA trata-se de um conjunto de aminoácidos isolados. Este suplemento é capaz de reduzir o dano muscular causado pelo esforço físico, além de reagir à fabricação corporal de proteínas e influenciar na recuperação de células de defesa do sangue. Também muito bem indicado para praticantes de atividade física.
Por último, a Creatina é um composto químico que ajuda a aumentar a capacidade da célula muscular em desempenhar atividades físicas.
Por fim, Círico lembra que “um nutriente ‘diferente’ no meio da dieta comum não tem nenhum poder”, ou seja, a prática constante de exercícios, unida a uma dieta equilibrada e à suplementação correta são os únicos passos realmente eficazes para uma vida mais saudável e com ótimos resultados.