17.7 C
Distrito Federal
segunda-feira, novembro 25, 2024

Skinificação corporal e capilar: entenda o que é e como fazer!

Skincare

Publicado em: 30/01/2024Última atualização: 30/01/2024

Publicado em: 30/01/2024Última atualização: 30/01/2024

Mulher passando um creme nas pernas.A skinificação leva o que há de melhor nos cuidados faciais para o restante do corpo.

Publicidade

Publicidade

Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo na atenção que se dá à pele. O termo “skincare” traz esse conceito, e remete principalmente aos cuidados com o rosto.

O desejo por uma cútis mais saudável e bonita torna necessário o uso de produtos como sabonetes faciais, hidratantes e esfoliantes.

Há também um destaque para sua proteção, trazendo o protetor solar e outros produtos que possuem FPS como parte fundamental da rotina diária.

Vários produtos foram surgindo, e muitos ingredientes ganharam foco por estarem nas mais diversas fórmulas, trazendo os resultados procurados.

Mas não é só o rosto que merece atenção! Outras áreas do corpo também precisam de um cuidado especial, inclusive os cabelos. Pensando nisso, o conceito já aplicado nos tratamentos faciais passou a ser utilizado em outras regiões.

Essa prática se chama skinificação, e neste artigo você vai entender um pouco mais sobre ela.

Índice — Neste artigo você verá:

  1. O que é skinificação?
  2. Skinificação corporal
  3. Skinificação capilar
  4. Ingredientes

O que é skinificação?

Originada do termo em inglês “skinification”, a palavra une os termos “skin” — que significa “pele” — e “beautification” — que traz a ideia de embelezar.

Sendo assim, a prática de skinificação remete a um conjunto de procedimentos que buscam tornar o corpo todo mais bonito e saudável. Além da derme, leva isso também para os cabelos e couro cabeludo.

Muito dessa tendência vem da influência cada vez maior das redes sociais, especialmente o TikTok. Ela anda de mãos dadas com o olhar atual sobre a maquiagem, onde se destacam termos como strawberry makeupclean makeup.

A proposta é priorizar produções mais leves, destacando a beleza natural que é construída a longo prazo por meio da rotina de cuidados.

O acesso à informação que a internet proporciona também democratiza conhecimentos importantes. A necessidade de se usar protetores solares, novas técnicas de tratamentos, ou mesmo ações de produtos específicos são exemplos de temas disseminados nas redes.

Assim, a skinificação foi ganhando destaque tendo como base os novos conhecimentos e o interesse do público, unindo ingredientes, técnicas e benefícios já encontrados no skincare para intensificar os cuidados pessoais.

Publicidade

Publicidade

Skinificação corporal

A pele do rosto é mais sensível do que a presente na maior parte do corpo, já que fica muito mais exposta a agentes agressores, como o sol e partículas de poluição, além de também produzir oleosidade de modo diferente.

Mesmo assim, a derme do corpo como um todo precisa ser zelada. Afinal, ela também passa por processos de desgaste e envelhecimento.

Hidratação, nutrição e esfoliação são exemplos de ações que se deve ter com o corpo. Algumas áreas específicas podem precisar de um foco redobrado e de produtos específicos.

As axilas, por exemplo, podem apresentar manchas, assim como o rosto. Então, ativos com ação clareadora podem ser usados em cosméticos destinados às duas regiões.

Este é o conceito da skinificação: estender aquilo que já existe para outras áreas do corpo, aproveitando ingredientes e técnicas para estimular esse cuidado mais amplo e completo.

As novas tecnologias ainda vêm permitindo a criação de fórmulas que intensificam isso, como esfoliantes ou protetores solares que funcionam tanto para o corpo quanto para o rosto.

A separação de cosméticos por tipos de pele é um outro exemplo de prática comum no skincare facial mas que também é necessária no corpo. Afinal, peles maduras, sensíveis, secas ou oleosas não se restringem apenas à face.

Tudo isso garante ao corpo o mesmo nível de atenção que se dá ao rosto.

Veja alguns exemplos de produtos corporais que você pode colocar na sua rotina:

Leia mais: Skin Cycling: o que é, benefícios e como fazer

Publicidade

Publicidade

Skinificação capilar

Ativos que antes eram destinados ao rosto, agora também são levados aos cabelos. O colágeno, por exemplo, é um ingrediente que pode ser usado em produtos dos dois segmentos, pois atua tanto na estrutura da cútis quanto na dos fios.

E não apenas eles, mas também o couro cabeludo passou a receber atenção. A derme nessa região se comporta de forma diferente do restante, e influencia diretamente na saúde das madeixas.

Mesmo ativos com proteção solar, que antes eram apenas para a pele, agora também são encontrados em condicionadores, cremes e outros cosméticos para os cabelos.

Mulher passando um creme e penteando seus cabelos em frente a um espelho.
Além do uso de ingredientes semelhantes, a skinificação capilar também traz novas técnicas que auxiliam nos cuidados nessa área.

Uma delas é a esfoliação, que pode ajudar na prevenção e tratamento de caspa, dermatite seborreica e outras condições semelhantes. Assim, surgem produtos que trazem essa ação.

Mesmo alguns tipos de escovas podem ser usadas para intensificar os tratamentos capilares, já que existem modelos massageadores que estimulam a circulação sanguínea.

Com tudo isso, tanto os cabelos quanto o couro cabeludo recebem vários benefícios, como limpeza intensificada, hidratação, tonificação, nutrição e proteção. Benefícios, estes, que também são oferecidos pelos produtos para corpo e rosto.

Alguns exemplos de produtos com ativos que reforçam os cuidados nessa área são:

Leia mais: Como fazer o cabelo crescer: vitaminas, alimentação e produtos

Ingredientes

Vários ingredientes se destacam quando falamos de skinificação, pois podem ser aplicados em diferentes regiões do corpo. Veja alguns exemplos:

  • Colágeno;
  • Ácido hialurônico;
  • Prebióticos;
  • Vitaminas;
  • Óleos;
  • Argilas;
  • Água micelar;
  • Chá verde;
  • Babosa.

As marcas acompanham esse movimento que aproveita os ativos de um tipo de prática em outro, desenvolvem fórmulas que suprem essa nova necessidade e permitem a ampliação do conceito de skinificação.

Desse modo, é cada vez mais comum termos em casa cosméticos com essa característica.

A expectativa do mercado e dos consumidores é que isso continue crescendo, ganhando ainda mais força ao priorizar a saúde da pele e dos cabelos, além da beleza externa.


A skinificação é uma prática que veio para ficar, e traz muito mais do que apenas uma aparência bonita, mas destaca a necessidade dos cuidados com o corpo visando a saúde e o bem-estar.

É interessante conversar com um(a) dermatologista que poderá identificar as necessidades específicas de cada um e indicar os produtos mais adequados.

Gostou desse conteúdo e quer ver mais sobre beleza e saúde? É só navegar pelo portal do Minuto Saudável!


Publicidade

Publicidade

Referências

Fonte: R7 – Saúde

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias