19.6 C
Distrito Federal
domingo, novembro 24, 2024

Sesc Goiás marca presença na 6ª Fargo

A Feira de Arte Goiás acontece até hoje (19) no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Sesc é parceiro da Feira de Arte Goiás (Fargo), a maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, que acontece até hoje (19) no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, (MAG), localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO). O evento tem o objetivo de valorizar o segmento das artes visuais, além de fomentar e disseminar a produção artística tanto na capital, quanto em todo o Estado.

A Fargo tem a proposta de ser inclusiva e democrática, com entrada franca, visitas e ações com tradutor em libras e programação gratuita. Além das exposições, a Feira oferece palestras com certificado. Dentre as atividades programadas, a feira também mantem um espaço literário, onde acontecem lançamentos de pelo menos 10 livros inéditos, de livros de arte ou projetos editoriais mais elaborados. Completando a lista de espaços, a feira tem um espaço gastronômico na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer e um lounge VIP.

A lista de expositores tem galerias de SP (Janaina Torres Galeria), do DF (Referência Galeria de Arte, A Pilastra e Oto Reifschneider Galeria de Arte) e a maioria de galeria e escritórios de Goiás, como a Cerrado Galeria (GO/DF), Oca Goyaz, Espaço Ebner Galeria de Arte, Eliane Miclos e muitos outros. Também é válido destacar o time de artistas expostos, nomes como Siron Franco, Luiz Mauro, Valéria Pena Costa, Sanagê, Marcelo Solá, Paula Juchem, Antonio Oloxede, Camila Soato, Osvaldo Carvalho, Pitágoras, Galeno e tantos outros destacados nomes locais e nacionais.

Na programação das ações formativas, ofertadas pelos Sesc Goiás, a feira apresenta um time de profissionais palestrantes renomados como Márcio Harum (curador e pesquisador, SP), Cadu Gonçalves (curador independente, SP), Ana Paula Lopes (curadora assistente da Pinacoteca, SP), Adriana Braga (doutora e consultora de artes, RJ), Nei Vargas (doutor e pesquisador, RS/SP), Leandro Mello (artista e agitador cultural, DF), Oto Reifschneider (doutor e galerista, DF).

A ideia é, além de promover o caráter cultural da exposição, proporcionar ao visitante a experiência mais ampla de um ambiente focado ao mesmo tempo em cultura, arte, negócios, colecionismo e bem-estar.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, explica que “o Sesc prioriza o fomento da produção artística, com a ótica de fortalecer o trabalho dos artistas goianos, aumentando sua visibilidade e consequentemente, a atividade econômica. Além disso, a feira visa atrair a atenção do mercado nacional” frisa.

Para o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, a Fargo é uma excelente oportunidade de mostrar o que Goiás tem de melhor na produção artística, já que há enorme qualidade no trabalho realizado, além de uma variedade impressionante. “O Sesc como parceiro vem para agregar ainda mais valor à feira, dando cada vez mais força para o segmento e para os artistas”, destaca.

A Fargo

Desde 2017, somando cinco edições anteriores, o evento recebeu presencialmente cerca de 40 mil pessoas e outras 50 mil acessaram o site na versão on-line, desde 2021. O formato continua o mesmo das edições anteriores, com stands expositores, entre galerias, escritórios, coletivos de arte, espaços institucionais e de parceiros de segmentos relacionados. A feira é produzida pela Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada em implantação e execução de projetos eminentemente culturais, principalmente em artes visuais, atuando no mercado desde 2007.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias