19.6 C
Distrito Federal
terça-feira, novembro 26, 2024

‘Senti um tremor’: apreensão toma conta de moradores após viga de prédio ruir em Florianópolis

Era tarde de segunda-feira (15) quando o edifício Morada do Norte, localizado na Beira-mar Norte, em Florianópolis, teve problemas estruturais e precisou ser evacuado às pressas, sob ameaça de desabamento. O edifício está interditado.

Prédio em Florianópolis foi evacuado às pressasPrédio em Florianópolis foi evacuado às pressas – Foto: LEO MUNHOZ/ND

O prédio de 42 anos fica localizado na Travessa Abílio de Oliveira e tem 12 andares distribuídos entre subsolo, térreo e andares que comportam os 25 apartamentos do edifício.

Após uma viga romper e abalar as estruturas do prédio por volta das 16h, os moradores foram evacuados e o residencial interditado.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, aguardava na frente do prédio a permissão para subir e pegar seus medicamentos.

Com uma bolsa de colo na mão, único item que pegou quando saiu correndo do apartamento do sexto andar — sua casa há 10 anos —, ela contou como foi quando a viga colapsou.

“Senti um tremor, como se tivesse descido um degrau, sabe? Logo depois recebemos uma mensagem pedindo que a gente saísse do prédio”.

A Defesa Civil contou que, após um engenheiro ir ao local, um escoramento provisório foi realizado. Dessa maneira, famílias se alternaram para buscar alguns de seus pertences em segurança.

Boa parte dos moradores procuraram, por conta própria, um hotel para passar a primeira noite fora do local. Mesmo duas horas após o pedido de evacuação, proprietários de apartamentos no prédio chegavam para ver o que havia acontecido.

Paulo Bellini, empresário de 33 anos, veio a passeio a Florianópolis com o filho pequeno e a esposa no apartamento da família no Morada do Norte e não estavam no local no momento em que a viga colapsou.

De Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, eles passaram no edifício para ver o ocorrido e pegar seus pertences para antecipar a volta para o município.

“Um susto. Eu trabalho com construção em Caxias. Então a gente viu ali que foi, claro, uma coisa que pode ter sido de má construção. Uma coisa estranha mesmo que aconteceu e acho que com o tempo vai ser resolvido”, afirmou.

Busca por informações sobre prédio

Além das pessoas que precisaram evacuar o prédio, moradores de edifícios vizinhos ficaram na calçada em frente ao local em busca de informações.

Uma mulher parou para perguntar ao superintendente do órgão em Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, se precisava se preocupar. Ela explicou que tinha crianças em casa, no apartamento ao lado, e questionou se precisaria sair do local.

Apesar da apreensão dos vizinhos, a Defesa Civil afirmou que não há necessidade do perímetro ser interditado. Conforme a pasta, ninguém se feriu com o incidente.

Rachaduras e fissuras nas paredes assustaram moradores do prédio localizado na Beira-Mar NorteRachaduras e fissuras nas paredes assustaram moradores do prédio localizado na Beira-Mar Norte – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Prédio em Florianópolis totalmente interditado

Segundo a prefeitura de Florianópolis, o prédio “foi completamente interditado”.

“Inicialmente, não houve interdição do perímetro, ou seja, de outros prédios no entorno”

“No momento, um plano está sendo discutido juntamente com a empresa contratada pelo condomínio para realizar uma estabilização emergencial”, completa a nota da prefeitura.

Fonte: R7 – Cidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias