Existem vários recursos utilizados para conferir mais segurança às pessoas no trânsito, os semáforos são os mais conhecidos do mundo todo.
Assim, apesar de seu nome mudar conforme a região do Brasil, o aparelho em si permanece o mesmo, apresentando as cores vermelho, amarelo e verde.
Veja também
Logo, cada uma delas aponta um tipo de ação que o condutor deve tomar. Verde quer dizer siga, vermelho significa pare e amarelo refere-se a cautela.
Porém, estudos recentes estão propondo a adição de uma nova coloração a essa paleta tradicional, e hoje vamos entender as razões por trás disso e qual cor é essa.
Por que querem colocar mais uma cor nos semáforos?
Esquema demonstrativo sobre o funcionamento da luz branca – Imagem: PPLWARE/Reprodução
A sugestão para essa nova medida deve-se principalmente à recente popularização dos automóveis autônomos, ou seja, que não necessitam de direção humana para se locomover.
A ideia seria adicionar uma luz branca às outras já existentes, de modo a trazer mais fluidez ao tráfego das grandes cidades.
Segundo os pesquisadores da North Carolina State University, nos EUA, a nova cor auxiliaria a alertar os motoristas humanos ao redor sobre a existência de um carro autônomo nas proximidades.
Os cientistas acreditam que isso ajudaria a prevenir acidentes e atrasos no tráfego de veículos.
Resumindo, a luminosidade branca serviria para indicar que os automóveis autônomos estão coordenando seus movimentos, o que ajudaria a prevenir engarrafamentos ou colisões.
A sugestão é que esse tipo de carro possa se comunicar com outros semelhantes e também com os semáforos, de modo a todos conseguirem conduzir melhor.
Por fim, como aqui no Brasil o número de veículos automotivos deste tipo ainda é muito baixo, o novo sistema talvez não funcionasse tão bem, restando ao cidadão esperar para ver como a situação vai se desenrolar.