18.6 C
Distrito Federal
terça-feira, novembro 19, 2024

Selo e certificado de excelência no uso do sistema informatizado da DPDF são criados

Objetivo é incentivar o uso eficaz da ferramenta e reconhecer defensores públicos e servidores que se destacarem no aprimoramento de suas rotinas operacionais

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) criou o selo e o certificado de excelência no uso do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar). O objetivo é incentivar o uso eficaz da ferramenta na instituição e reconhecer os defensores públicos e servidores que se destacarem no aprimoramento de suas rotinas operacionais e na proposição de melhorias tecnológicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

As condecorações serão concedidas anualmente, com base nos resultados obtidos ao longo do período avaliado. A seleção dos agraciados para o recebimento do selo e do certificado será realizada por uma comissão específica, indicada pelo coordenador do Comitê de Tecnologia, Inovação e Inteligência Digital Defensorial da DPDF. Os candidatos poderão ser indicados pela Administração Superior, chefias imediatas, defensores, servidores e assistidos ou poderão submeter relatórios voluntários demonstrando suas contribuições.

Os selos de excelência no uso do sistema informatizado Solar serão concedidos nas categorias Contribuição Inovadora e Melhoria Operacional, cada uma dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. O Selo de Contribuição Inovadora será atribuído a defensores e servidores que propuserem e implementarem soluções inovadoras no Solar, promovendo novas funcionalidades ou fluxos de trabalho que resultem em melhorias significativas no atendimento ao público ou na gestão processual.

“Ao reconhecer os profissionais que se destacam na proposição de melhorias tecnológicas, o selo e o certificado estimulam a inovação contínua dentro da instituição”

Celestino Chupel, defensor público-geral

Para a aferição, serão considerados os critérios de impacto, originalidade, sustentabilidade e feedback. O Selo de Melhoria Operacional reconhecerá defensores e servidores que implementarem melhorias significativas nas rotinas administrativas e operacionais, utilizando o Solar para otimizar a execução de tarefas e a gestão de processos. Os critérios de aferição serão eficiência, aplicabilidade e resultados quantitativos.

O certificado de excelência será concedido a defensores e servidores que, ao longo de um período contínuo (mínimo de um ano), tenham demonstrado excelência no uso do sistema, contribuindo para o aprimoramento das rotinas diárias e capacitando colegas no uso da plataforma. Os critérios de aferição serão constância, capacitação e indicadores de qualidade.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a criação do selo e do certificado de excelência no uso do Solar promove o uso mais estratégico da tecnologia por defensores públicos e servidores, aprimorando as rotinas processuais e promovendo maior agilidade nas soluções jurídicas.

“Ao reconhecer os profissionais que se destacam na proposição de melhorias tecnológicas, o selo e o certificado estimulam a inovação contínua dentro da instituição, impulsionando a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo, com foco em resultados que beneficiam diretamente os assistidos e fortalecem a missão da DPDF”, afirmou.

*C0m informações da DPDF

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias