O segmento de microcarros elétricos ganhou um novo integrante, direto da Suíça. A empresa Micro, responsável pela criação do famoso Microlino, lançou uma versão Lite do modelo, durante o Salão do Automóvel de Genebra.
A novidade chamou bastante a atenção, especialmente pelos diferenciais que ela oferece.
Veja também
O Microlino Lite pode ser conduzido em outros países da Europa com uma simples licença de ciclomotor, o que permite a motoristas a partir dos 14 anos de idade. Em Portugal, esse limite é um pouco maior: 16 anos.
Para facilitar essa classificação, a velocidade máxima do veículo foi reduzida para 45 km/h, que é a metade do Microlino padrão.
Essa foi uma estratégia da marca para tentar atrair consumidores que moram em cidades e que buscam algo mais prático para se locomover.
Características do Microlino Lite
Microlino Lite, a nova criação da marca suíça Micro – Foto: Micro/Reprodução
O modelo vem com o mesmo design do carro padrão da marca e tem 2,5 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,5 metro de altura. Ele pesa cerca de 600 kg, apenas.
O Microlino Lite gera até 9 kW de potência, com uma bateria de 5,5 kWh. A recarga de 0 a 80% demora cerca de duas horas, com um carregador tipo 2 de 2,2 kW.
O carro, claro, é bem compacto. Ele tem capacidade para transportar apenas duas pessoas e vem equipado, ainda, com um teto solar e um porta-malas de 230 litros.
Para efeito de comparação, o HB20 2023, por exemplo, dispõe de um porta-malas de cerca de 300 litros.
O veículo será fabricado em Turim, na Itália. Ele será vendido em duas cores: cinza e azul. O cliente poderá personalizar os bancos e os bolsos laterais, com couro vegano ou veludo.
O modelo vem, ainda, com alto-falante bluetooth e suporte para smartphone.
Quanto custa o Microlino Lite?
Por se tratar de um carro mais simples, o preço também é menor. O Microlino Lite será vendido por assinatura. A mensalidade custará em torno de 156 euros, cerca de R$ 840 por mês.
Os interessados deverão passar por um processo de pré-encomenda, que já está valendo. O prazo começou no último dia 26 de fevereiro. A previsão é que as entregas do veículo ocorram no início do verão europeu, ou seja, em junho.
Até então, a Micro não revelou quais países vão receber o microcarro. Fora da Europa, os Estados Unidos devem ser os primeiros a usufruir da novidade. A ideia é que o modelo seja lançado no mercado norte-americano no final deste ano.