Em janeiro de 2011, o Flamengo acertou a contratação do craque Ronaldinho Gaúcho, que estava há anos atuando em alto nível no futebol europeu. Na época, a então presidente do Mengão, Patrícia Amorim, foi a responsável por conduzir a negociação que levou o R10 à Gávea e comemorou quando conseguiu um acerto com o jogador da Seleção Brasileira.
“O Flamengo tem de ser grande. Em cada modalidade nós temos um grande ídolo, faltava o futebol, que é o nosso carro-chefe. O Flamengo pode comemorar, o Ronaldinho Gaúcho é nosso. Amanhã quero todo mundo na rua com a camisa rubro-negra”, destacou a presidente após a reunião com o empresário e irmão de Ronaldinho, Assis, que finalizou os últimos detalhes da transferência.
Dias depois, cerca de 20 mil pessoas estiveram na Gávea para recepcionar o craque, que chegou ao futebol brasileiro com o status de grande contratação. Com seu bom humor característico, Ronaldinho Gaúcho pegou o microfone e deu as primeiras palavras como jogador do Flamengo: “Nação Rubro-Negra, estou fechado com vocês. E agora eu sou Mengão”, declarou para a alegria da torcida.
Ronaldinho teve altos e baixos pelo Flamengo em sua passagem
Com algumas atuações memoráveis, Ronaldinho teve bons números pelo Flamengo, mas ficou devendo no quesito títulos. No clube carioca, o ídolo foi campeão carioca em 2011, só que deixou o Rio de Janeiro no ano seguinte para defender o Atlético-MG, time pelo qual teve mais sucesso. Com o Manto Sagrado, foram 28 gols e 17 assistências em 72 jogos.