O atual campeão brasileiro Rogério Venâncio venceu o PBR Brasília Rodeio Fest e entra na briga pelo bicampeonato
Entre os dias 03 e 06 de abril foi realizado o PBR Brasília Rodeio Fest, evento realizado no Parque de Exposições da Granja do Torto na Capital Federal e que fez parte do calendário da Professional Bull Riders. A etapa que contou pontos para o ranking nacional e também para o ranking internacional da PBR teve uma premiação total de 80 mil reais e reuniu os principais competidores do esporte.
“Para nós é um orgulho fazermos parte do sucesso do PBR Brasília Rodeio Fest, que logo em sua segunda edição já demonstrou porque é um dos principais eventos deste segmento no Brasil, com diversas atrações e uma competição de montaria em touros de alto nível. Em nome da PBR, agradeço ao Robertinho e toda a equipe da RC Produções & Eventos pela parceria com a PBR e parabenizo pelo sucesso do evento,” declarou o tricampeão mundial e presidente da PBR no Brasil, Adriano Moraes.
Recém chegado dos Estados Unidos, onde competiu nas 10 primeiras etapas da Unleash The Beast, a divisão de elite da PBR, o atual campeão brasileiro Rogério Venâncio terminou como o grande vencedor do PBR Brasília Rodeio Fest. Em busca do histórico bicampeonato, o atleta mato-grossense dominou a competição do início ao fim e já está entre os quatro melhores do ranking.
Liderando desde a primeira noite, Venâncio manteve a regularidade até a final quando escolheu montar pela segunda vez o touro Comentado (Califórnia) e novamente obteve 88,75 pontos para confirmar a vitória na última montaria do evento. Mesmo sofrendo uma pisada do touro após os oito segundos e ter que receber atendimento dos socorristas, ele saiu da arena caminhando e retornou logo em seguida para receber a premiação.
O competidor de 24 anos que é um dos favoritos a ser a primeira escolha do “Draft 2025” da PBR Team Series que acontece em maio montou com sucesso os cinco touros que desafiou e ganhou 202,00 pontos de bônus, que o levaram para a 4ª colocação do ranking nacional. Seu desempenho no fim de semana também lhe rendeu R$ 34.720,00 em prêmios.
A segunda colocação da etapa foi do estreante Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT), que entrou no Top 20 do ranking e foi seguido por Warley de Oliveira (Aparecida do Taboado-MS), que terminou na terceira colocação, ambos também invictos. Completando o Top 5 da etapa, Andrei Scoparo (Assis Chateaubriand-PR) garantiu a quarta colocação e Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) foi o quinto melhor do evento.
Na corrida pelo título nacional, o jovem estreante Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS), que foi o sexto melhor da etapa segue na liderança do ranking tendo aumentado sua vantagem para Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT), que não competiu na final. Na sequência do ranking está Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) em terceiro, além de Rogério Venâncio e Warley de Oliveira.
Também foi premiado na noite de domingo, o melhor touro do evento, título que ficou com Metamorfose, de propriedade da Cia. Califórnia. O animal obteve média de 44,87 pontos em duas apresentações, quando levou ao chão Vitor Cássio de Assis na sexta-feira e Bruno Roberto no Round Final.
Neste fim de semana a PBR realizou também uma etapa da Divisão de Acesso no Itapeva Country Fest, na região sul do estado de Minas Gerais. O evento teve a vitória de Cladson Rodolfo Vieira (Pilar do Sul-SP), que terminou a competição invicto após três noites e somou pontos importantes para o ranking nacional e internacional da PBR.
O calendário da PBR no Brasil tem sequência já neste próximo fim de semana com uma etapa na FENACAFÉ em Patrocínio-MG, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril. Em seguida, acontece uma etapa na 45ª ExpoAraxá em Araxá-MG nos dias 19, 20 e 21 de abril e no Viva Três Pontas Rodeio Festival, em Três Pontas-MG, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril.
Classificação Final – PBR Brasília Rodeio Fest
1 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 434,00 pontos
2 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 415,00 pontos
3 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 412,50 pontos
4 – Andrei Scoparo (Assis Chateuabriand-PR) – 341,00 pontos
5 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 334,75 pontos
6 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 257,00 pontos
7 – Deivid Jonatas de Souza (Seringueiras-RO) – 252,50 pontos
8 – Bruno Roberto (Restinga-SP) – 248,50 pontos
Ranking Nacional – Após 12 etapas
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 455,00 pontos
2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 307,50 pontos
3 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 303,50 pontos
4 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 277,50 pontos
5 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 276,50 pontos
6 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 225,00 pontos
7 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 219,50 pontos
8 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 195,00 pontos
9 – José Alberto de Castro (S.J. Patrocínio-PR) – 189,50 pontos
10 – Everton dos Santos (S. B. Sapucaí-SP) – 184,00 pontos