O estado Rio de Janeiro receberá os primeiros lotes da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (22). No total, o Ministério da Saúde entregará 231.928 doses do imunizante.
O público-alvo inclui adolescentes entre 10 e 14 anos, da Região Metropolitana I, que moram na capital e em municípios da Baixada Fluminense.
A informação foi divulgada na quarta-feira (21), durante uma coletiva de imprensa com a presença do governador Cláudio Castro, que decretou epidemia de dengue no Rio devido à alta de casos da doença.
Cenário da dengue no estado
De acordo com o último boletim epidemiológico, já são mais de 49 mil casos notificados neste ano no Rio, com quatro mortes confirmadas: duas na capital, uma em Itatiaia, no sul fluminense, e outra em Mangaratiba, na Costa Verde.
Os dados representam um número 20 vezes acima do esperado. Para efeitos de comparação, os números deste ano — até 19 de fevereiro — já correspondem a 96% de todos os 51.501 casos registrados em 2023.
Medidas de combate a doença
Para ajudar no enfrentamento da epidemia, o estado anunciou a criação de um Centro de Inteligência em Saúde específico para monitorar o panorama da dengue.
Além disso, a SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou que haverá ampliação para 22 salas de hidratação em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) municipais e estaduais, além de reforço diário de médicos e enfermeiros nas unidades do estado.