19 C
Distrito Federal
domingo, abril 6, 2025

Reuniões presenciais do PDOT vão apresentar pré-propostas da revisão

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) definiu as datas e os locais das reuniões públicas que apresentarão as pré-propostas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), documento que orienta o crescimento do DF para os próximos dez anos.

Anote na agenda:

29 de março

  • 9h: Macrozoneamento

  • 14h30: Sustentabilidade e Território

5 de abril

  • 9h: Estratégias de Ordenamento Territorial

  • 14h30: Gestão Territorial e Participação Social

Todos os encontros ocorrerão no auditório do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (SGAS 908, Módulos 25/26, Área Especial – Asa Sul).

As reuniões são abertas ao público e não exigem inscrição. Durante os encontros, os participantes poderão manifestar suas opiniões, apoiando ou não as propostas apresentadas.

Quem não puder comparecer presencialmente poderá acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal Conexão Seduh no YouTube.

Além disso, a população pode acessar as pré-propostas no site do Plano Diretor. Para isso, basta entrar na aba “Como Participar?” e clicar em “Pré-Propostas”. O conteúdo pode ser filtrado por eixo temático do PDOT — como habitação e regularização —, por região administrativa (RA), unidade de planejamento territorial (UPT) ou por subtemas relacionados aos eixos. Também é possível comentar as propostas, e os comentários ficam visíveis para outros usuários.

Durante o processo de revisão, a Seduh já recebeu mais de 16 mil contribuições da população.

O que é o PDOT?
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o principal instrumento da política territorial do DF, servindo como orientação para agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão dos territórios urbanos e rurais da capital.

A versão atual é de 2009, e sua revisão é obrigatória a cada dez anos. O novo processo teve início em 2019, mas foi interrompido pela pandemia e retomado em 2023. Essa revisão está prevista na Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001 — o Estatuto da Cidade.

A construção do PDOT ocorre em diálogo com a comunidade e aborda questões fundamentais como urbanismo, meio ambiente, economia, mobilidade, habitação e regularização fundiária nas 35 regiões administrativas do Distrito Federal.

Entre suas diretrizes estão estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, ações de proteção ambiental — incluindo a preservação dos recursos hídricos — e o aproveitamento mais eficiente da infraestrutura urbana.

Na prática, o PDOT impacta diretamente a vida da população ao contribuir para o desenvolvimento de centros urbanos fora do Plano Piloto, de acordo com as demandas locais.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias