Adrian Newey pode ter projetado o carro de Fórmula 1 de maior sucesso de todos os tempos com o RB19 do ano passado, mas ele diz que isso não é garantia de que o RB20 será igualmente forte. O nível de domínio em 2023 também foi uma surpresa para ele.
Newey está ciente de que, apesar da boa forma da equipe no ano passado, a decisão de continuar a desenvolver o mesmo conceito não será necessariamente suficiente para manter a liderança. “Nosso carro é praticamente uma terceira evolução do carro de 2022”, explicou ele ao podcast Talking Bull.
“O carro deste ano é a terceira evolução do RB18 original. O que não sabemos, é claro, é que a terceira evolução é muito conservadora, enquanto outros fizeram algo diferente? Você simplesmente não sabe”, continuou Newey.
O diretor técnico da Red Bull Racing diz que ficou completamente surpreso com a enorme vantagem do RB19 sobre as outras equipes de F1, já que o carro era principalmente uma evolução de seu antecessor.
“Em 2023, agora na segunda temporada desses novos regulamentos, esperávamos completamente que o grid se aproximasse. Então, o ano passado pegou todos nós, principalmente eu, de surpresa completa. Realmente não esperávamos o domínio que tínhamos”, admite.
“Este ano, pelo que entendi, muitos de nossos rivais deram uma boa olhada desta vez, e suspeito que haverá alguns carros que se parecem muito com o nosso”, concluiu Newey. No dia 15 de fevereiro será a vez da Red Bull apresentar o novo carro de F1 para 2024.