O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) compartilhou uma informação que traz alívio para milhões de aposentados e pensionistas em relação à prova de vida. Segundo o INSS, os benefícios não serão suspensos por falta da prova de vida presencial. Nese caso, o instituto procura uma abordagem mais humanizada e eficiente, sem causar transtorno aos beneficiários.
Porém, o INSS reafirma a importância da prova de vida, para manter seus dados sempre atualizados e evitar complicações quanto a identificação do cidadão, para o recebimento de benefícios.
A instituição reforça que também está trabalhando em ampliar o cruzamento de dados com outros órgãos governamentais, visando uma eficácia maior para a validação de informações.
Ainda preciso fazer a prova de vida?
Sim! A prova de vida deve ser feita dentro do prazo estabelecido, mesmo que de forma virtual. Se não for feita, os pagamentos podem ser suspensos de forma temporária.
Isso acontece para prevenir fraudes e pagamentos indevidos, assegurando que os recursos estejam nas mãos corretas.
Por fim, a prova de vida é um procedimento adotado por instituições financeiras, principalmente o INSS, para confirmar que o beneficiário está vivo, para garantir a continuidade dos pagamentos dos benefícios.
Calendário de pagamentos em fevereiro
Existem dois tipos de calendário, para quem recebe um salário, e para quem recebe mais de um salário. Veja a seguir, conforme o NIS, quando você receberá o seu benefício:
Um salário
- NIS com final 1: 23 de fevereiro;
- NIS com final 2: 26 de fevereiro;
- NIS com final 3: 27 de fevereiro;
- NIS com final 4: 28 de fevereiro;
- NIS com final 5: 29 de fevereiro;
- NIS com final 6: 1 de março;
- NIS com final 7: 4 de março;
- NIS com final 8: 5 de março;
- NIS com final 9: 6 de março;
- NIS com final 0: 7 de março.
Acima de um salário
- NIS com finais 1 e 6: 1 de março;
- NIS com finais 2 e 7: 4 de março;
- NIS com finais 3 e 8: 5 de março;
- NIS com finais 4 e 9: 6 de março;
- NIS com finais 5 e 0: 7 de março.