21.6 C
Distrito Federal
sábado, novembro 23, 2024

Prouni tem prazo de inscrições prorrogado; veja nova data

O prazo para inscrições no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi prorrogado até as 23h59 desta sexta-feira (2). Os interessados podem realizar suas inscrições através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, o Prouni oferece um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%). Essas bolsas abrangem 15.482 cursos disponíveis em 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever de forma gratuita, os participantes precisam ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados da seleção estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).

Prouni

Para participar do Prouni, é necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo uma média mínima de 450 pontos nas notas das cinco provas do exame. Além disso, os candidatos não podem ter zerado na prova de redação do Enem e não podem ter participado do exame na condição de treineiro.

O programa

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal brasileiro que oferece bolsas de estudo, parciais ou integrais, em instituições de ensino superior privadas. O principal objetivo do Prouni é facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, possibilitando o ingresso em cursos de graduação.

As bolsas integrais cobrem 100% das mensalidades, enquanto as bolsas parciais cobrem 50%. Podem concorrer às bolsas do Prouni os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atendam aos critérios de renda familiar estabelecidos pelo programa.

Os candidatos

Os candidatos devem ter realizado o Enem mais recente, ter obtido uma média mínima nas notas das cinco provas do exame e atender a requisitos específicos do programa. Além disso, é necessário ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, no caso de pessoas com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino básico.

O Prouni realiza duas edições anuais, uma para o primeiro e outra para o segundo semestre, permitindo que os estudantes concorram a bolsas em diferentes períodos do ano.

(Com Agência Brasil).

Fonte: R7 – Economia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias