A iniciativa De Volta à Escola: Eu na USP leva cerca de 900 estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas para mais de 500 instituições em 145 municípios paulistas. O objetivo é compartilhar experiências e inspirar os colegas secundaristas
A USP realiza até o dia 20 de setembro centenas de visitas a escolas públicas do Estado de São Paulo com o intuito de estimular e incentivar a participação nos processos de ingresso na Universidade. A iniciativa De Volta à Escola: Eu na USP leva universitários que vieram de escolas públicas estaduais para suas instituições de origem com o objetivo de compartilhar experiências e inspirar os colegas secundaristas.
Serão visitadas mais de 500 escolas paulistas em 145 municípios. Participam dessas visitas quase 900 estudantes de graduação, de diversas áreas, que ingressaram na USP em 2024. O projeto faz parte do programa USP e as Profissões, que este ano realiza sua feira anual, exclusivamente on-line, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro.
“Esses encontros visam a incentivar os estudantes a participarem dos processos seletivos da USP, seja pelo Provão Paulista, Enem USP ou pelo tradicional vestibular da Fuvest”, destaca Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.
O encontro especial dos estudantes da USP com seus antigos colégios e colegas leva informações sobre os 184 cursos de graduação, os campi, distribuídos em sete cidades paulistas, as carreiras, formas de ingresso, os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil, além de compartilhar as experiências e trajetórias com o intuito de motivar e inspirar os colegas secundaristas.
Cada escola visitada recebe um kit contendo diversos materiais que os professores poderão utilizar em sala de aula para desenvolver atividades com seus alunos.
O Programa USP e as Profissões também realiza ao longo do ano centenas de visitas às diversas unidades universitárias com o intuito de aproximar os jovens da estrutura de ensino e pesquisa da USP, como laboratórios, salas de aula, simuladores e outros espaços, além da oportunidade de interagir com a comunidade local das faculdades e ver de perto as suas rotinas.
As visitas monitoradas estão com datas abertas até o mês de outubro em todas as áreas e campi do Estado, além dos órgãos de cultura e extensão. A duração média é de três horas, podendo variar de acordo com o local visitado. As inscrições podem ser feitas pelo site uspprofissoes.usp.br.