Comunitários participantes do Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos – NEA-BC Saquarema estiveram na Cidade Universitária na última sexta-feira (02) para um intercâmbio de experiências sobre o Ensino Superior e os impactos da indústria do Petróleo e Gás no município de Macaé.
A visita reuniu cerca de 15 participantes, incluindo Alejandra Huerfano Aguilar, educadora responsável pelo grupo; e representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior acompanhando a Secretária, Flaviá Picon.
A visita técnica teve como objetivo incentivar e fortalecer a organização comunitária, promover a participação popular na definição de políticas públicas, produzir e disseminar conhecimentos na perspectiva de uma Educação Ambiental crítica e transformadora. Na parte da manhã, houve uma roda de conversa sobre a experiência e histórico da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, em que os participantes puderam assistir a vídeos institucionais, conversaram, tiraram dúvidas e entenderam melhor sobre o processo de consolidação das universidades no município.
O grupo pode conhecer o Campus, inclusive as Instituições de Ensino Superior (IES) que são parceiras do projeto em Macaé, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que fica no bairro Barreto.
De acordo com Flaviá Picon, receber os comunitários e promover essa interação sobre os impactos socioespaciais dos municípios que recebem royalties, e o desenvolvimento socioeconômico sustentável, foi de extrema importância porque mostra o interesse dos municípios nas atividades socioeconômicas de Macaé, bem como em toda a rede acadêmica.
“Discutir as boas práticas que favorecem a diversificação e sustentabilidade econômica da região a longo prazo é muito interessante. Estamos sempre de portas abertas para receber grupos como o NEA-BC, ampliando os debates e oportunidades futuras”, disse a Secretária Adjunta de Ensino Superior.
Desde 2008, o Projeto NEA-BC abrange 13 municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro – de Saquarema a São Francisco de Itabapoana – e em cada um deles foi criado um Núcleo Operacional (NÓ). Nesses Núcleos são desenvolvidas ações e/ou atividades de caráter local e seus atores sociais são incentivados a interagir regionalmente numa perspectiva de rede, formando cidadãos para o pleno exercício de sua cidadania, com ênfase na gestão ambiental e no controle social, ampliando o debate sobre o uso dos recursos ambientais, em especial, nos processos de licenciamento.