25.6 C
Distrito Federal
sábado, setembro 7, 2024

Projeto de lei aprovado na CLDF cria cadastro de condenados por violência sexual contra menores

Proposta pretende atingir condenados em última instância por crimes contra crianças e adolescentes que incentivarem a prostituição dos mesmos

Um projeto de lei, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), aprovado na Câmara Legislativa, na última sessão do primeiro semestre, em 25 de junho, prevê a criação de um cadastro distrital de pessoas condenadas por exploração e práticas sexuais contra crianças, adolescentes e pessoas sem condições de autodefesa. A proposta segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.

Segundo o PL nº 1.103/2024, serão inclusos no cadastro pessoas, cujo o processo tenha transitado em julgado, que tenham sido condenadas pelos crimes sexuais contra crianças, adolescentes, enfermos e pessoas com deficiência mental.

Entre os crimes previstos pelo projeto estão o estupro, divulgação de imagens de atos libidinosos (reais ou simulados), de partes íntimas, de atos sexuais com menores e o incentivo à prostituição e exploração dos mesmos.

No cadastro proposto pela deputada, estarão informações como os dados pessoais do condenado, foto, circunstância e local onde o crime foi cometido, o endereço atualizado do criminoso, e a data da pena aplicada.

Os dados serão inseridos por membros dos conselhos tutelares do Distrito Federal e ficarão à disposição exclusiva do Ministério Público do DF e Territórios e das forças locais de segurança.

Ainda de acordo com a proposta, antes de vigorar, a lei, caso sancionada pelo governador, precisará ser regulamentada pelo Poder Executivo.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias